segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PRA QUE DISCUTIR COM MADAME?

RUY CASTRO - Folha de São Paulo
RIO DE JANEIRO - Deu no jornal: João Gilberto, o cantor, está ameaçado de despejo do apartamento alugado em que mora no Leblon. A proprietária é uma senhora da sociedade carioca e internacional, com título de condessa e dona de vários imóveis. O problema não envolve dinheiro, mas o que a senhoria acha um abuso: ele não deixa ninguém entrar ali, nem para fazer obras que ela julga necessárias.
O que, para muita gente, pode ser uma surpresa é a revelação de que João Gilberto, que fará 80 anos em junho próximo, não tem casa própria. Não tem, nunca teve. É verdade que, em mais de uma ocasião, fez contratos que lhe teriam permitido comprar à vista o que quisesse e resolver o problema. Mas a volúpia da propriedade não é seu estilo.
Nem de outros do seu círculo. Vinicius de Moraes passou a vida morando nas casas de sua família na Gávea ou pagando aluguel. Lucio Alves, um dos dois ou três maiores cantores da história deste país, estava sendo despejado no ano em que morreu, 1993. E não me consta que, algum dia, João Donato, Johnny Alf, Newton Mendonça, fossem proprietários -a ideia de assinar escrituras, pagar imposto predial e votar em reuniões de condomínio parecia não combinar com o ideário da bossa nova.
João Gilberto não gosta de interferências no seu dia-a-dia. Eu também não gosto, assim como você e todo mundo. João Gilberto talvez apenas radicalize esse gosto pela reclusão, no que está no seu direito. Em compensação, nunca processou jornalistas ou escritores que ousaram "violar" sua intimidade.
A condessa devia conhecer João Gilberto quando o aceitou como inquilino. Cabe-lhe, portanto, relaxar e, no futuro, orgulhar-se de que ele morou num de seus imóveis, entre cujas paredes quantas maravilhas não criou ao violão. Mas, se madame não vê isto, diria o samba, pra que discutir com madame?


Pra que discutir com Madame
João Gilberto
Composição: Haroldo Barbosa

Madame diz que a raça não melhora
Que a vida piora por causa do samba,
Madame diz o que samba tem pecado
Que o samba é coitado e devia acabar,
Madame diz que o samba tem cachaça, mistura de raça mistura de cor,
Madame diz que o samba democrata, é música barata sem nenhum valor,
Vamos acabar com o samba, madame não gosta que ninguém sambe
Vive dizendo que samba é vexame
Pra que discutir com madame.
No carnaval que vem também concorro
Meu bloco de morro vai cantar ópera
E na Avenida entre mil apertos
Vocês vão ver gente cantando concerto
Madame tem um parafuso a menos
Só fala veneno meu Deus que horror
O samba brasileiro democrata
Brasileiro na batata é que tem valor.

PROFESSOR, VOCÊ SÓ DA AULA OU TAMBÉM TRABALHA?

domingo, 30 de janeiro de 2011

PRESIDENTA DILMA - DISCURSO SOBRE O HOLOCAUSTO

Discurso da presidenta Dilma na cerimônia alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em Porto Alegre (RS)

PLANTE UMA ÁRVORE & LEIA UM LIVRO

OFICINA DE ARTE - PROFº PARLIM

 Crianças que participaram da oficina de arte do professor Parlim na Feira do Troca-Troca de Livros.
Crianças usaram a criatividade na Oficina de Arte enquanto seus pais escolhiam os livros na Feira Troca-Troca de Livros

 Durante a Feira aconteceram Oficinas de Arte e Pintura de Rosto.

MURAL - OFICINA DE ARTE

Vários trabalhos das crianças que participaram da Oficina de Arte do Profº Parlim.

72º BIMtz - AMIGOS DA ESCOLA

O 72º BIMtz Batalhão de Infantaria Motorizado participou da Feira Troca-Troca de Livros, distribuindo mudas de plantas nativas e com uma bela exposição sobre a nossa Flora.
A Caatinga na língua indígena quer dizer Mata Branca.
A caatinga é um bioma exclusivamente  brasileiro e ocupa 10% do território.

TROCA - TROCA DE LIVRO - OFICINA DE PINTURA DE ROSTO

Na Feira Troca-Troca de Livros, enquanto os pais estavam a procura do livro que faltava, as crianças participavam da oficina de Pintura de Rosto e bola de assopro. Jujuba é a personagens da atriz Sara Pinheiro que é contadora de história e agitadora cultural. Sara acaba de receber o seu registro de profissional do teatro. Contatos para festa infantil no fone: (87) 88239643.

sábado, 29 de janeiro de 2011

RIO SÃO FRANCISCO

Rio São Francisco e a Ponte Presidente Dutra 
Foto tirada da Barquinha que faz a travessia Juazeiro - Petrolina.
Por do Sol no Rio São Francisco.

BRASIL

ENCONTRO DE EDUCADORES - REDE MUNICIPAL


ARISTÓTELES

Vida e obra de Aristóteles, filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LAZER & CIDADANIA - ILHA DO FOGO


 Verão em Juazeiro, Ilha do Fogo uma delicia! Centro de Juazeiro e do rio, um banho maravilhoso. O porto da Barra da Cidade. E muito freqüentada principalmente no Verão. O grupo de ambientalistas "Amigos da Ilha" formado por engenheiros, professores, atletas e artistas que praticam esportes, jogam peteca, frescobol no lado de Juazeiro já estão com uma campanha " Cuide Bem da Ilha" para cada banhista não sujar a ilha e não jogar lixo no Rio.

" NO WOMAN NO CRY"

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TECNOLOGIA

PONTO DE LEITURA - UBUNTU


Carmen Angélica Costa Melo

 O Projeto Estação Literária Ubuntu participou do edital "CONCURSO MAIS CULTURA DE PONTOS DE LEITURA DO ESTADO DA BAHIA" e foi premiado com um PONTO DE LEITURA no bairro Dom José Rodrigues, com base instalada na sede do Instituto Rumos da Educação para o Desenvolvimento do Semi-árido.
“A estação literária Ubuntu é um território educativo concebido para romper com a idéia da literatura apenas com fins comerciais; da leitura associada às prateleiras empoeiradas, romper com a cultura do show, do espetáculo, sem intervir no foco e no essencial”.
A estação tem como fim potencializar e resgatar os espaços e práticas culturais de leitura, onsiderando as demandas da contemporaneidade.
A primeira versão da Estação aconteceu nos galpões abandonados da antiga Franave na orla de Juazeiro no final do ano de 2009 e teve ampla participação de alunos das escolas públicas e particulares. Contou com a presença de escritores, educadores e artistas que se envolveram nas palestras, contos, recitais entre outras ações vivenciadas no espaço, gratuitamente, durante dois dias.
A primeira estação teve como centro, a discussão sobre acessibilidade, pautando a discussão sobre as possibilidades de se produzir práticas leitoras, para além dos modos convencionais.
E hoje, o ponto de leitura é um convite para trilhar novos caminhos e buscar parceiros que comunguem dos nossos sonhos.
Coordenação da Estação Literária Ubuntu
Carmen Angélica Costa Melo

1ª ESTAÇÃO LITERÁRIA UBUNTU

 UM ENCONTRO DE SERES HUMANOS LIVRES – CONECTADOS
A 1ª estAÇÃO literária UBUNTU foi um encontro de pessoas que se deslocam a partir de lugares e pensamentos diversos ou não. A leitura é uma prática cultural, e como tal é importante afirmar que todos somos leitores. Entendemos o acesso como um ato democrático e importante na formação do comportamento leitor, mas ele isoladamente não garante a participação de todos. Quando projetamos a 1ª estAÇÃO literária UBUNTU sonhamos com a possibilidade de construir comportamentos, como por exemplo: na liberdade de escolha; de olhares ora assustados ora encantados, surpresos; de gestos autorizados no espaço; de interação com as diferentes práticas culturais e essencialmente a formação, ainda que “acanhada”, de uma rede de leitores. Um encontro entre diferentes territórios, entre os diferentes saberes - o espaço público e o privado. Um espaço poético, de denuncia(abandono e descaso com o patrimônio histórico) e propositivo, já que entendemos que a Estação literária tem compromisso e responsabilidade com as causas que defendemos nos dias 24 e 25/11 nos GALPÕES abandonados, da antiga FRANAVE.
Coordenação da Estação Literária Ubutum
Carmen Angélica Costa Melo

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ESTAÇÃO LITERÁRIA TERRITÓRIO EDUCATIVO

 A estAÇÃO literária UBUNTU é um território educativo concebido para romper com a idéia da literatura apenas com fins comerciais; da leitura associada às prateleiras empoeiradas, romper com a cultura do show , do espetáculo, sem intervir no foco e no essencial. É um espaço poético, de denuncia e de proposição e assim favorecer a :
• A intimidade com o livro e com as diferentes práticas culturais
• Fomentar desejo e curiosidade, considerando o propósito da leitura por prazer;
• Entender o espaço não como uma situação “pontual”, mas como um diálogo na formação das práticas culturais e com ênfase nas práticas de leitura.
• Aguçar a curiosidade sobre os processos de inclusão e aprender a partir de seus desafios diante de uma sociedade individualizada e marcada pelo preconceito e ampla desigualdade social;
• Valorizar o patrimônio material e imaterial como elementos de identidade.
Coordenação da Estação Literária Ubuntu
Carmen Angélica Costa Melo

O QUE A ESTAÇÃO PROPÕE - UBUNTU

1. A leitura não pode ser privilégio de alguns. Os acessos têm de ser múltiplos e plurais para os que enxergam com os olhos e os que enxergam com outras habilidades;
2. Fomentar um novo comportamento leitor: É preciso LIBERTAR as crianças da prisão das “regras” da cultura do “NÃO” como se elas não tivessem condições de decidir, de optar, de querer e de desejar; de ler o que escolher; 
4. Investir na educação do olhar para que eles alcancem o não explícito e compreendam o mundo para além do óbvio!
5. Reconhecer que os preconceitos não estão superados. Reconhecê-los é condição para seu enfrentamento;
6. Investir nos potenciais locais pela sua diversidade e pluralidade;
7. Apostar na diversidade, nas diferenças, nas múltiplas experiências;
8. Ampliar o debate sobre inclusão nas comunidades, escolas, meios de comunicação. 
9. Investir na reconstituição da memória histórica do município para implementar o desenvolvimento da memória do presente;
10. Recuperar, restaurar e preservar o patrimônio histórico material e imaterial dando uma nova função considerando as demandas da contemporaneidade;
11. Recuperar a visão do patrimônio histórico material e imaterial como elementos de identidade de um povo. Como produto de suas lutas e construções históricas;
12. Investir na sensibilização da comunidade, educando o olhar para o sentido do cuidado, do coletivo do “meu que é seu”.
13. Apostar nas escolas como territórios educativos na construção da autonomia;
14. Investir na criação de um arquivo público digital em múltiplas linguagens, do patrimônio material e imaterial;
15. Tornar público a Lei do Patrimônio já existente no município construído na gestão de 2001;
16. Instaurar um processo de sociedade inclusiva a partir do enfrentamento das desigualdades sociais.
Carmen Angélica Costa Melo
Coordenação da Estação Literária Ubuntu

HOMENAGEM AOS NORDESTINOS


Enredo : Oxente, o que seria da gente sem essa gente ?
Compositores : Vaguinho, Armênio, Araken, Rigolon e André União
Intérprete: Fredy Vianna
Mestre : Adamastor
Direitos autorais : Liga Independente das escolas de Samba de São Paulo

domingo, 23 de janeiro de 2011

HIT DO VERÃO


A Banda Leva Nóis tá bombando nesse verão com a música "Liga da Justiça", com um refrão malicioso a Banda vai dominando o verão baiano e brasileiro. As bailarinas Ciça Chaves, Milena Tagues e o vocalista André Ramom, o trio de Super-Heróis comanda uma legião de Super-Amigos. O Super Homem é o mascote do time do Bahia, que subiu para a primeira divisão. O pagode hoje é o ritmo favorito dos baianos.

MARTA KOHL - VYGOTSKY

EXPOSIÇÃO - UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE


LOCAL:UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPOS III
UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UATI
Coord. Profª Ana Lilian dos Reis - Colab. Profª Mª Beatriz Braga Figueredo - Monitoras: Ana Paula G. P. dos Santos - Denize Soares de Oliveira - Enercina N. de Souza Neta

MARTA KOHL - VYGOTSKY

PROJETO COMUM - UNIDADE ATELIÊ DE CERÂMICA ARTÍSTICA E UTILITÁRIA

 Sob a sincronia dos quatro elementos da natureza a magia da arte cerâmica concretiza a aventura da criação.

Relevo - Cerâmica em argila
Colares de Cerâmicas

LOCAL: DCH III UNEB
Realização: Projeto Comum - Unidade Ateliê de Cerâmica Artística e Utilitária

MARTA KOHL - VYGOTSKY - 4

MARTA KOHL - VYGOTSKY

ARTE & TERCEIRA IDADE


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB - 
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPOS III
UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UATI
Coord. Profª Ana Lilian dos Reis - Colab. Profª Mª Beatriz Braga Figueredo -Monitoras: Ana Paula G. P. dos Santos - Denize Soares de Oliveira - Enercina N. de Souza Neta

sábado, 22 de janeiro de 2011

QUE PENA

MAQUETE - NASCENTE DO RIO SÃO FRANCISCO.

 O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais, no alto da Serra da Canastra. Ele brota da terra. São dois fiozinhos de água, que depois de andarem alguns metros, formam um canal d'água cada vez mais profundo.

Alunos do Colégio CODEFAS

JORGE DA CAPADÓCIA

MAQUETE - LAGOA DE CALÚ

 Maquete da Lagoa de Calú -Construida  pelos alunos do Colégio CODESVAS.

ADAM SMITH

ATENÇÃO PROFESSORES DO MUNICÍPIO !

ROMERO BRITTO

Um pouco da historia do artista plástico Romero Britto

ROMERO BRITTO CELEBRA VITÓRIA DE DILMA COM ANÚNCIO NO “NYT”


ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO
Por achar a presidente Dilma Rousseff “uma coisa maravilhosa”, o artista plástico Romero Britto decidiu homenageá-la.
Publicou, na edição desta semana da “The New York Times Magazine”, a revista dominical do “The New York Times”, um anúncio de página inteira.
Para tanto, calcula ter gasto US$ 20 mil (cerca de R$ 33,5 mil). Aos domingos, a tiragem da revista fica em torno de 400 mil exemplares.
Pernambucano com galeria em Miami, autor de murais ultracoloridos, Britto usou a peça publicitária para apresentar sua versão de Dilma ao público americano.
Acima da imagem, lê-se “parabéns, minha querida, a nova presidente do Brasil”.
Na sequência, o artista parabeniza “todas as mulheres da América Latina”.
Britto diz que, dos amigos americanos, só ouve “comentários positivos” sobre a sucessora de Lula.
A empolgação pela “primeira mulher presidente”, segundo ele, foi contagiante. Nos Estados Unidos durante as eleições, afirma ter feito questão de votar na petista lá mesmo.
Ele não sabe se Dilma já ficou a par da homenagem, mas disse que pretende presenteá-la com a arte em sua próxima visita ao Brasil. Espera que seja no Carnaval.
No anúncio da revista, abaixo da reprodução da pintura com o rosto da petista, há seis fotos da inauguração do Hospital da Mulher, em São João de Meriti (RJ), em março passado -quando a campanha eleitoral estava a pleno vapor.
Aparecem nos retratos Dilma, Britto, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e seu secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.
FONTE: blogdadilma.blog.br

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MARTA KOHL - VYGOTSKY

SEDUC REALIZA PRIMEIRA FORMAÇÃO DE 2011


Para preparar o início do ano letivo, a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) mais uma vez sai na frente e realiza nos próximos dias 26 e 27 a 1ª Formação de Gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos de 2011. A iniciativa tem como objetivo organizar a Rede Municipal de Ensino para o início de mais um ano de desafios e superação de metas, na busca pela excelência da educação. 
A Formação acontecerá no auditório da própria secretaria e o dia 26 está reservado para o público do interior e o dia posterior ao público da sede. Segundo informações da Gerência de Gestão Escolar, na oportunidade serão analisados os dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ); projeto pedagógico; regimento escolar; entre outras ferramentas de diagnóstico e intervenção que deverão nortear a educação de Juazeiro. 
Além disso, cada gerência na sua especificidade irá trabalhar com o público presente. Serão repassadas informações a respeito de merenda escolar, transporte, caderno de planos do professor e coordenador, diários escolares, e abordadas questões como recepção do aluno e pais. 
SITE: Prefeitura Municipal de Juazeiro - Anna Monteiro/Seduc

VYGOTSKY - MARTA KOHL

PROFESSORES 11% DE REAJUSTE NOS SALÁRIOS

Secretário de Educação Plinio Amorim e Antonio Carlos da APLB/Sindicato - A União faz a Educação
A Câmara  Municipal de Vereadores em sessão extraordinária votou em favor do reajuste de 11%  nos salários dos Professores.

ENCONTRO DE EDUCADORES MARCA O INÍCIO DO ANO LETIVO 2011


O ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro será aberto no próximo dia 1º de fevereiro com o Encontro de Educadores, que reunirá professores, gestores e coordenadores pedagógicos com o objetivo de promover uma reflexão a respeito das novas metas para a educação. O encontro acontecerá na I Igreja Batista (ao lado da Coelba), das 7h30 às 13h e terá como um dos destaques a palestra do conferencista Vasco Moretto. 
Na ocasião também acontecerá a entrega aos professores da primeira Proposta Curricular de Juazeiro, elaborado com a participação dos educadores de toda a rede; entrega de premiação especial aos professores cujas turmas obtiveram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional (SAEJ); e o pronunciamento das autoridades locais sobre as perspectivas para a área no ano de 2011. 
Sobre o currículo do palestrante, os coordenadores do Encontro informam que Vasco Moretro tem vários livros e trabalhos publicados, entre eles “Prova - um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas” e “Construtivismo: a produção do conhecimento em aula”; e é Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá, Licenciado em Física pela UnB e especialista em avaliação institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.
Por Anna Monteiro/Seduc
SITE: Prefeitura Municipal de Juazeiro

COMPETÊNCIA E HABILIDADES

VASCO MORETTO ABRIRÁ ANO LETIVO


PALESTRA DE VASCO MORETTO ABRIRÁ ANO LETIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO
Com uma palestra do conferencista Vasco Moretto, a Secretaria de Educação abrirá o ano letivo da rede municipal de ensino, no próximo dia 1º de fevereiro, a partir de 7h30min. O Encontro de Educadores reunirá professores, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais no templo da I Igreja Batista de Juazeiro (ao lado da Coelba).
Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá, Licenciado em Física pela UnB e especialista em avaliação institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB, Vasco Moretto discorrerá sobre o tema “Currículo por competências e habilidades”. O evento marca também a entrega aos professores da primeira Proposta Curricular de Juazeiro, elaborado com a participação dos educadores de toda a rede.
Vasco Moretto tem vários livros e trabalhos publicados, entre eles “Prova - um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas” e “Construtivismo: a produção do conhecimento em aula”. Eloquente e carismático, o conferencista é um dos mais requisitados do Brasil.
O Encontro de Educadores reserva também a entrega de uma premiação especial aos professores cujas turmas obtiveram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educação de Juazeiro – SAEJ 2010, além de trazer o pronunciamento das autoridades locais sobre as perspectivas para a educação de Juazeiro em 2011.
FONTE: blog - formadoreseduc.blogspot.com

JEAN PIAGET

Uma das questões principais no trabalho de Piaget é a solução da pergunta sobre como é possível para o ser humano adquirir e criar o conhecimento. Especialista em psicologia evolutiva e epistemologia genética, o pensador promoveu diversas pesquisas e estudos sobre o tema do conhecimento e aprendizagem, sendo um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da psicologia científica contemporânea, em especial na área do comportamento cognitivo.

PARADIGMAS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO Iº BISPO DE JUAZEIRO - DOM THOMÁS

FONTE: Museu Regional do São Francisco 

PINTURA A ÓLEO - IRMÃ EDITE - SALESIANA - PE

 Óleo - Tela, de Dom Thomás  Murthy, pintado pela Irmã Edite - Salesiana ( PE )
Óleo - Tela de Irmã Edite - Salesiana ( PE ) O MESTRE
FONTE: Museu Regional do São Francisco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia