quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ballet

1º Dia - Novenário e Festa de Nossa Senhora das Grotas 2011

 A Missa Solene de abertura do Novenário da Festa de Nossa Senhora das Grotas, aconteceu em frente a Catedral, na Praça Imaculada Conceição, com a presenças dos Bispos da Bahia e Sergipe.
 Bispos em Juazeiro durante a Missa de Abertura do Novenário e Festa da Padroeira.
 As celebrações começou dia 30 de agosto e vai até 8 de setembro, que é dia da Padroeira da cidade. 
 Milhares de fíeis compareceram para homenagear a nossa Padroeira Nossa Senhora das Grotas.  
A Diocese de Juazeiro vai completar 50 anos em 2012

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Casa do Artesão José Ordélio de Souza

A Casa do Artesão de Juazeiro fica na Rua Raul Alves, no Bairro Santo Antonio, Nº 01
A Casa é administrada pela artista e agitadora cultural Necy Araujo, do Grupo Cultural Mãe da Mata.
Vale a apena fazer uma visita a Casa do Artesão de Juazeiro, muita arte feita pelos  artistas da cidade e região. É um ótimo passeio, tanto para a comunidade com para os turistas. Venham ver a genialidade do povo Brasileiro.
Tem uma enorme  variedades de peças do artesanato nordestino.
A coordenadora da Casa do Artesão, artesã e agitadora Cultural, Necy Mãe da Mata, luta pela integração e valorização dos artista da região.
Pintura do artista Regis, da cidade de Sento-Sé, que faz o registro do povo de sua região.
O artesão Raimundo Souza, de Barro-Vermelho, (Curaça), faz curso de artesanato na AGMESF, espera uma vaga no curso de pedras preciosas e adorno mineral.
 O artesão Raimundo e sua esposa D. Neura, estão fazendo uma exposição de tiaras, passadeiras e colares. Venham visitar a casa do artesão de Juazeiro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jesus Cristo

Igreja e Escola Adventista Realizam Campanha Quebrando o Silêncio

 A Igreja e Escola Adventista realizou a Campanha Quebrando o Silêncio, sábado, uma caminhada para a conscientização da comunidade contra o abuso e a violência nas mulheres, crianças e idosos. 
 “Se Não Tiver Amor, Nada Serei”. A campanha é realizada durante todo ano, e teve a participação de estudantes, professores, jornalista, políticos e da comunidade. Basta de Silêncio! Não a Violência!

Paz Pela Paz

domingo, 28 de agosto de 2011

Escola Recanto do Pequeno Príncipe - 5ª Caminhada Pela Paz

 Paz Sim! Droga e Violência Não! A Escola Recanto foi às ruas  mais uma vez celebrar a Paz, o Recanto é uma Escola Montessoriana que segue a filosofia de Maria Montessori, conhecida com a Educadora da Paz.
 O Abraço em frente a Catedral de Juazeiro em favor da Paz.
Participaram alunos, pais, religiosos e a comunidade em busca de um Mundo Possível.

sábado, 27 de agosto de 2011

Hinos da Padroeira de Juazeiro Bahia - Nossa Senhora das Grotas

s

Novenário e Festa de Nossa Senhora das Grotas 2011



È com alegria e fé, que convidamos você e sua família, a participarem do novenário e festa de Nossa Senhora das Grotas a realizar-se nos dias 30 de agosto a 08 de setembro. Nos preparando para celebrarmos 50 anos de nossa Diocese queremos aprofundar nossa fé na Palavras de Deus, para sermos uma Igreja a serviço da vida. Uma feliz e abençoada festa, e que Nossa Senhora das Grotas interceda a seu Filho Jesus Cristo pela nossa Igreja Diocesana.
Pe. Josemar Mota da Silva
Pároco

Prefeito assina contrato para realização de concurso para área de Educação


Por Anna Monteiro/Seduc

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação Plínio Amorim assinarão na próxima terça-feira (31), o contrato com a empresa vencedora da licitação para realização do concurso público da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. A vencedora foi a AOCP Concursos Públicos do Paraná e a solenidade simbólica será realizada às 9h, no Paço Municipal.
A previsão é de que no mês de setembro a empresa lance o edital e até novembro sejam realizadas as provas. Serão criadas 392 vagas, distribuídas na sede e nos distritos, para os cargos de professor Brailista; interprete e instrutor de Língua Brasileira de Sinais; articulador de Educação Tecnológica; Secretário Escolar; e professores titulados em Educação Infantil, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, e Educação Física.
O concurso foi instituído pela LEI Nº 2.141/2010, que dispõe sobre cargos efetivos e ampliação de vagas para integrar o Quadro Permanente de Pessoal da área de Educação do município. Após 12 anos sem concurso, a iniciativa irá democratizar o acesso aos cargos públicos.

Maviael Melo

Educação Cordel e Cultura



A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através das Secretarias de Educação e Secretaria de Cultura promove de 24 a 27 de agosto durante a Semana do Folclore de Juazeiro na programação o I Encontro de Cordel e Educação no Centro de Cultura João Gilberto. O encontro é o encerramento de oficinas de cordel com professores de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município. Projeto premiado pelo MINC – no Edital Mais Cultura de Literatura de Cordel – Patativa do Assaré - Categoria de Formações Existentes – proposto pelo Cordelista e Cantador Maviael Melo, que desde 2009 realiza junto à rede municipal de ensino formação de cordel com professores, utilizando o cordel como ferramenta pedagógica. 
Com a participação de mais de 100 professores da rede municipal de ensino, o projeto resultou em uma publicação de um livreto de cordel produzido pelos professores nas oficinas que aconteceram de abril a julho desse ano, abordando temas diversos, Meio Ambiente, Sexualidade, Política, Educação, entre outros. 


“COMPANHEIRA FIEL DE TODA HORA, 
ELA É SEMPRE AO HOMEM DEDICADA 
SABE AMAR COM ENORME DESVELO, 
MUITAS VEZES, ATÉ SEM SER AMADA 
NÃO CONSIGO PORTANTO COMPREENDER 
COMO PODE ESTE SER, SER MALTRATADA 


COMO POSSO, PORTANTO, EU BATER 
EM ALGUEM, DE CUJO INTERIOR EU VIM 
A PESSOA QUE MESMO A CONTRAGOSTO 
PARA ME COMPLETAR, ELA DIZ SIM. 
SE MALTRATO ESTA MINHA COMPANHEIRA 
COM CERTEZA, MEU DEUS, EU BATO EM MIM.” 


*Trecho do cordel dos professores abordando o tema violência contra a mulher 
O encontro é voltado para professores e alunos da rede pública, nos dias 24 e 25 com palestras sobre Educação, Cordel e Cultura e a utilização do Cordel em Sala de Aula, com a participação de poetas como Chico Pedrosa, Repentistas e ainda os Cantadores Celo Costa, João Sereno, Verlando Gomes, Maviael Melo e o grande Raimundo Sodré que fará uma participação especial no dia 27, na arena do Centro de Cultura João Gilberto, onde na ocasião ocorrerá o lançamento do Livreto de Cordel dos Professores numa cantoria de encerramento, aberta a toda população. 

Chegou a Vez

Cordel & Educação

 O Iº Encontro de Educação e Cordel, aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto, com as presenças de alunos, professores, João Sereno, Genivaldo Nascimento e Maviael Melo idealizador do projeto Cordel em Sala de Aula. 
O Cantador Genivaldo Nascimento, o poeta Maviael Melo e o Secretário de Cultura Crisóstomo Lima (Zó) participando do Bate Papo Sobre Cordel, no Centro de Cultura João Gilberto. Durante o evento acontece uma exposição de livro e gravuras sobre Cordel.
“O poeta popular é o representante do povo, o repórter dos acontecimentos da vida no Nordeste do Brasil. Não há limites na escolha dos temas para a criação de um folheto. Pode narrar os feitos de Lampião, as “prezepadas” de heróis com João Grilo ou Cancão de Fogo, uma história de amor, acontecimentos importante de interesse público.”

O Cordel na Sala de Aula permite aos alunos de EJA que, em sua origem, estão pouco habituadas ao mundo da escrita, vivenciem práticas de letramento, ou seja, experimentem situações em que utilizem as palavras escrita e impressa, através da produção individual e impressa, através da produção individual e coletiva de seus próprios cordéis, percebendo se produtores e leitores de textos”
Maeve Melo
"A Secretaria de Educação de Juazeiro apoia, agradece e parabeniza a todos, que de maneira corajosa, criativa e lírica se envolveram neste trabalho. Estamos convictos que o ensino será mais prazeroso para alunos e professores com o conhecimento revelado sob rimas e versos.
Plínio Amorim"


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Maviael Melo - Campanha Eleitoral

Semana do Folclore de Juazeiro

 Uma noite Maravilhosa, uma noite Nordestina, o poeta cordelista Maviael Melo, Genivaldo Nascimento, o Cordel na Sala de aula. Aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto um bate papo sobre cordel.
 Um grande encontro, estudantes, poetas, professores. A cor do Nordeste. Tem ciência nesta história, o cenário muito bonito. Maviael Melo com sua genialidade está de parabéns por levar a nossa cultura as escolas.





quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Foi um rio que passou em minha vida

INÍCIO DAS AULAS DO PROERD NA ÁREA DA 74ª CIPM

Foi dado início no dia 17 de agosto de 2011, as aulas da segunda etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na área da 74ª CIPM, nas Escolas Municipais Maria José Lima da Rocha e Haydée Fonseca Falcão, localizadas no bairro João Paulo II. O PROERD já formou 187 (cento e oitenta e sete) alunos das Escolas Municipais Anália Barbosa de Souza, Presidente Tancredo Neves e Dom José Rodrigues de Souza, no último semestre. Agora são 192 (cento e noventa e dois) alunos contemplados, com formatura prevista para o mês de novembro. 


domingo, 21 de agosto de 2011

Colégio Municipal Paulo VI

 As Professora Rosângela e Djalva, Ex e a Atual gestora do Colégio Municipal Pauylo VI.
Colégio Municipal Paulo VI, o maior do Município, funciona os três turno. 
Frente do Colégio Municipal Paulo VI.
Painel sobre o folclore, o colégio faz uma grande festa em homenagem a diversidade cultural da região. Já é tradição o festival do folclore realizado no Paulo VI.

Como Andar de Salto Alto

Juazeiro - Porto das barquinhas

 Juazeiro, porto das barquinha, ao fundo a ponte Presidente Dutra
 Escultura do nosso artista contemporâneo Lêdo Ivo. 
São Francisco, A Injustiça e João Gilberto.

O Humano Além do Humano

Petrolina - Porto das Barquinhas

 A Bandeira do Brasil na barquinha Vitória Régia.
 Petrolina, passarela até as barquinhas.
A barquinha Vitória Régia faz a travessia Juazeiro - Petrolina. 

Juazeiro da Bahia

 Foto tirada de Petrolina, Rio São Francisco e Juazeiro da Bahia.
O Rio São Francisco e a Catedral de Juazeiro, foto tirada da barquinha Vitória Régia durante a travessia.

sábado, 20 de agosto de 2011

Ultima Chance para o rio Xingu


Reunião de mais de 300 lideranças indígenas de 18 etnias diferentes da Bacia do Xingu com lideranças do Movimento Xingu Vivo Para Sempre na aldeia Piaraçu (MT) para discutir os impactos que a construção de Belo Monte representa para seus modos de vida. Unidos pelo Xingu, unem forças para resistir à Belo Monte, marcado por ilegalidades no processo de licenciamento ambiental e por violações de direitos humanos.
Campanha Xingu Vivo Para Sempre

Mercado Produtor - Cotação de Preços

 Mercado Produtor em Juazeiro da Bahia.
O Mercado Produtor de Juazeiro é o terceiro mercado em comercialização de frutas e verdura do Brasil, ocupa uma área de 10 hectares, parece uma cidade. Fone: (74) 3611-5852.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia