quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Outubro Rosa em Juazeiro

Como surgiu:
   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
      A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
    A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
     A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

1ª Caminhada Rosa de Combate ao Câncer de Mama


Dr. Adriano -  Instituto Ivete Sangalo
A 1ª Caminhada Rosa, acontece em Juazeiro, sábado, 1º de outubro, às 9h, saindo da orla até o Shopping Águas Center. O encerramente vai ter um Show com Targino Gondim. O objetivo da 1ª Caminha Rosa é a conscientização da importância da prevenção e realização periódica do exame da mama. O Instituto Ivete Sangalo, já vez 45 mil exames, em 2010 foi realizado 13.8 mil exames de mama. O Outubro Rosa é um alerta as mulheres sobre o câncer de Mama. Durante a Caminhada vai ser distribuído camisas, lanches e muita informação sobre a doença. No mês de outubro serão realizados várias atividade educativas em Juazeiro. 

1ª CAMINHADA ROSA EM JUAZEIRO BAHIA
Saída: Orla da Cidade
Chegada: Shopping Águas Center
Show com Targino Gondim

Rosa - Ivete Sangalo


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Viola Enluarada


Som Brasil em homenagem a Marcus Valle.



Divulgado edital de concurso da Secretaria de Educação de Juazeiro


Ascom / PMJ
 
[ESCUDO.jpg]
A Prefeitura de Juazeiro informa que a partir desta quarta-feira (28) estará disponível no site www.juazeiro.ba.gov.br o edital para a realização do concurso para profissionais da área de Educação. Após 13 anos a Secretaria Municipal de Educação realiza um concurso público.
Serão criadas 392 vagas, distribuídas na sede e nos distritos, para os cargos de professor Brailista; interprete e instrutor de Língua Brasileira de Sinais; articulador de Educação Tecnológica; Secretário Escolar; e professores titulados em Educação Infantil – Fundamental I, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, e Educação Física. A nomeação deverá acontecer de imediato, logo após encerramento do processo seletivo. Para solicitação de taxa de isenção e formulário de inscrições, o candidato pode acessar o site da AOCP Concursos Públicos ( www.aocp.com.br )

Gerlane Encantando a Escola


A Professora Gerlane Fernandes, da Escola Municipal Joca de Souza, realizou o Projeto intitulado, Universo da Novela Cordel Encantado, para turma de EJA ( Educação para Jovens e Adulto).
O objetivo foi desenvolver a compreensão leitora, a oralidade e a evasão escolar. A novela Cordel Encantado conquistou milhões de brasileiros, falava do Sertão, Lampião, Semiárido, Cangaço, Rainhas, Princesas, 2 Reinos, Profetas. Uma novela líder de audiência, a TV Globo tá de parabéns e a Professora Gerlane também.  

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Festa de Arromba

 Praça Aprígio Duarte Filho, em frente à Loja Maçônica Harmonia e Amor. Nesta praça foi colocado o busto de um grande Juazeirense - Aprígio Duarte Filho - Foi inaugurada na administração de Américo Tanuri
Nas décadas 70/80, a diversão dos jovens de Juazeiro era igreja, rua D'Ápolo, cinema, sorvete na Primavera e Ki-Sabor, namorar na praça e tomar cachaça também. A Primavera e Ki-Sabor foi durante muito tempo  o ponte de encontro da juventude da cidade.
 A ideia nasceu com Carlos Neiva, Secretario de Planejamento e Turismo, que conversou com os filhos dos proprietários dos bares Primavera e Ki-Sabor, que de imediato adoraram a ideia: Abrir duas vezes no ano os 2 bares, que eram considerados tempos sagrados para a juventude da época e ficavam no coração da cidade, com os seus tira gosto de rim de bode, kibe e carne de sol, ficaram como os mais tradicionais da cidade.   
 Alegria foi o que não faltou, nem o clube do Bolinha.

 O Grande artista Juazeirense Wellington Miranda comandou a festa.

 Uma noite de muitas emoções, pessoas que a muito tempo não se viam, foi um momento maravilhoso.
O território da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Zabé da Loca

Diretor da APLB Sindicato é convidado para duas Palestras nesse Mês


O Professor Antonio Carlos dos Santos, Diretor da APLB de Juazeiro, recebeu convites para proferir duas palestras nesse mês Setembro a 1ª irá acontecer neste sábado dia 24 no campus da UNEB em Juazeiro para falar sobre "Gerenciamento e Fiscalização dos recursos do FUNDEB.
A outra Palestra será na Gerencia de Gestão Escolar "PROGESTÃO" da Secretaria de Educação e Esportes do Município, nessa, ele vai falar de Legislação, sobre "O que conhecer da Legislação para gerir o quadro pessoal da Escola", esse Evento acontecerá no período de 26 a 30/09 na SEDUC.
Fonte: APLB Sindicato

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Parabéns Petrolina - 116 Anos

   Há versões em que o nome da cidade foi em homenagem ao então Imperador Dom Pedro II e sua esposa Dona Leopoldina. Outra história menciona a existência de uma pedra linda que havia na margem do rio, pedreira da qual foi retirada matéria-prima para a construção de um dos maiores monumentos históricos da cidade, a Igreja Catedral. O escritor Santana Padilha deixou escrito em seu livro Pedro e Lina que o nome da cidade se daria pelo fato de os dois primeiros moradores se chamarem Pedro e Lina e na ocasião do seu casamento o Frei Henrique, de sotaque italiano, ao pronunciar seus nomes fez-se ouvir Petrolina.
           
 Originariamente era denominada "Passagem de Juazeiro" pois era caminho para a vizinha cidade de Juazeiro, na margem oposta do Rio São Francisco no Estado da Bahia. A passagem servia como ponto de apoio do desenvolvimento da zona sertaneja do Estado, com vias de acesso para os Estados do Piauí, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, Petrolina é cognominada Encruzilhada do Progresso, por ser passagem obrigatória para o norte e via de escoamento para o Centro Sul do País. (Fonte: OLIVEIRA, 2007)
       
 O grande visionário de Petrolina foi o bispo Dom Malan. Dom Malan, era italiano de nascimento, e veio para a cidade em 15 de agosto de 1924, pela ordem do Vaticano que reconheceu Petrolina como Diocese já que todos os moradores da época eram devotos do catolicismo. O bispo, ao pisar o solo sertanejo, ficou comovido com a recepção e na ocasião, prometeu retribuir a homenagem calorosa com muito trabalho. E cumpriu a promessa construindo a tríade de Petrolina: Fé, Educação e Saúde, construindo a Catedral, o Palácio Diocesano, os Colégios Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco, e o Hospital Dom Malan.

Desmembrado da freguesia de Santa Maria da Boa Vista
Data de criação: 18/05/1870 Lei Provincial no 921
Data cívica (aniversário da cidade): 21/09
Fonte: www.petrolina.pe.gov.br

Felicidade

A Polícia Militar me parou... ...E agora ?


A Polícia Militar da Bahia, através da 74ª Companhia, tem se empenhado em desenvolver programas para atuar dentro da filosofia de Polícia Comunitária. 
Dentro deste propósito, durante a Semana Nacional de Trânsito, de 19 a 25 de setembro de 2011, o efetivo da 74ª CIPM, comandada pelo Major PM Iulo Lins Silva, estará realizando em sua área de atuação, abordagens educativas, com distribuição de panfletos sobre “Blitz Policial” a fim de informar ao condutor automobilístico como se comportar durante uma abordagem policial. 
As abordagens estão sendo realizadas em pontos estratégicos da cidade, sendo que nos locais de atuação da 74ª CIPM. O efetivo ciclístico, motociclístico e a radiopatrulha se fazem presentes para aumentar a segurança e o bom andamento da operação. 
O objetivo principal da operação Motorista Legal é fazer abordagens educativas e orientar para o trânsito, educando-os quanto à condução de veículos, além de notificá-los conforme o CTB. 
Se você for parado por policiais mantenha a calma, acenda a luz interna (se noite), abra os vidros do carro e deixe as suas mãos visíveis. Essas dicas facilitam o trabalho policial e traz segurança à todos. 
Saber Mais: consepjua.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Presidenta Dilma Rousseff em Nova York



Dilma Rousseff conversou com a imprensa na chegada ao hotel Waldorf Astoria, em Nova York.

domingo, 18 de setembro de 2011

Eduardo Galeano - O Direito à Rave (Legend)

Coronel Geraldo lança livro de Crônicas

 O Coronel Geraldo, Escritor,Cronista, Advogado, Membro da Academia Juazeirense de Letras lançou mais um livro, uma Coletânea de crônicas "Minhas Percepções". São textos que foram publicado na imprensa local. O lançamento aconteceu no Espaço de Convivência da UNIVASF.
 O Coronel Geraldo em momento de autógrafo. 
 Os Prefeituráveis, Dr. Marcio Jandir, Dr. Paganini e o filho Paganini Junior.
 A Profª Vilma Rosa, esposa do Coronel Geraldo, o Engenheiro Civil, Dr. Fonseca ex presidente do PDT.
 Os convidados participando do Cocktail.
O Dr. Clebernilton, O Major Anselmo Bispo, Zelitão e sua esposa. 

Vovó Salva Netinho

Qual é o seu maior sonho?

Quando começamos este trabalho, nós nos propomos a pesquisar e entender os sonhos destes quase 26 milhões de jovens brasileiros. Partimos de um questionamento muito simples:

 "Quero me formar em fotografia. Gosto muito, quero viver esse sonho, acho que vou viver muito mais feliz.”
"Meu sonho é ser um grande cozinheiro e ser reconhecido no mundo."

Sonho Brasileiro



O sonho brasileiro é um estudo sobre o Brasil e o futuro a partir da perspectiva do jovem de 18 a 24 anos. Estudo desenvolvido pela empresa de pesquisa Box1824 e patrocinado pelo Itaú.

sábado, 17 de setembro de 2011

O Grande Ditador



Dia do Gestor & Coordenador Pedagógico

 Neto & Mundinho, animaram a Festa dos Gestores e Coordenadores do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Que aconteceu na chácara Dr. Dewilson em Juazeiro.
 Em Juazeiro o dia do gestor e do coordenador pedagógicos, é comemorado em 16 de setembro.
"Mais do que máquina, precisamos de Humanidade''
  Eles que tem uma grande responsabilidade, trabalham com jovens e crianças, tem habilidades no trato com pessoas, vê as necessidades do mundo escolar: Professores, Alunos e Pais. E  sabem administrar com as pessoas. Parabéns a todos os Gestores e coordenadores pela busca de um mundo possível.
"Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura''

A Festa de Confraternização teve a presença do Prefeito Issac Carvalho, do novo Secretário de Educação e Esporte Clériston Andrade e vários gerentes com Luzanilde, Willmes, Professora Miranery , D. Sônia, Prorª Rose e todos os gestores e coordenadores do Ensino Fundamental.

Neto & Mundinho

Dia do Diretor & Coordenador Pedagógico

Neto & Mundinho fizeram a festa dos Diretores e coordenadores Pedagógicos.
 A Festa de comemoração aconteceu na chácara Dr. Dewilson.
 Os Diretores e Coordenadores pedagógicos comemoram  seu dia com muita alegria e descontração.
Os Diretores carregam uma responsabilidade imensa, cuidam de crianças e jovens.
FONTE: Professores Solidários

Me deixe em paz

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ilha do Fogo

 Serrote da Ilha do Fogo onde mora a serpente que um dia vai engolir Juazeiro, também tem Nossa Senhora da Rapadura, que mora embaixo do serrote, ela vive com uma rapadura na cabeça e não pode deixar a rapadura cair no Rio. A Ilha do Fogo é cheia de lendas e mistério.

Miss Universo & Claudia Leite & Bebel Gilberto

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Semana Universitária de Arte


O Artista Visual Bega



Há anos o artista visual Bega, na sua pesquisa de artes e na busca de uma linguagem mais popular que atingisse o publico de maneira mais direta, criou uma máquina de pintura denominada Pingo de Tinta a qual realiza pinturas abstratas a partir do despejar de tintas coloridas sobre uma superfície plana apoiada por suporte, que ao girar a uma determinada velocidade. espalha-se criando efeitos inusitados.
Nos dias 18 a 28 de outubro, o artista convida Vossa Senhoria para, após agendar data e horário, realizar uma pintura utilizando a máquina de pintar, e participar com sua obra de arte da MOSTRA DE PINTURA INTERATIVA CORES EM CORES, que se realizará de 17 à 27 de novembro de 2011, no Centro de Cultura João Gilberto.
A ideia é que, cada participante pinte sua obra junto à máquina, e exponha depois, pois a exposição será composta dos trabalhos produzidos por 20 convidados do artista. Essas telas, de antemão, serão compradas pelo próprio autor, ficarão em exposição e depois serão recolhida por seus respectivos donos. Maiores informação e depois serão recolhida por seus respectivos donos. Maiores informação serão dadas pelos artista sobre o projeto, entretanto espera-se sua participação nesse acontecimento inédito de ‘’Artistas Anônimos”, com pinturas abstratas e explosão de cores em cores.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia