sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Hans Staden


Hans Staden  um imigrante alemão que naufragou no litoral de Santa Catarina, sendo encontrado por sete indios Tupinambás, inimigos dos portugueses, que o prendem no intuito de matá-lo e devorá-lo. a partir de então que passa a ter que arranjar meios para convencer os índios a não devorá-lo e permanecer vivo.

Natal no Sertão

 Em Carnaíba do Sertão a Escola Graciosa Xavier Ramos, realizou uma Cantata de Natal com a participação da comunidade, alunos e professores dentro do Projeto A Escola na Trilha Cultural.
 A noite teve a participação  do Coral da Escola Terezinha Oliveira, do Presépio Vivo, comandado pelo grande professor de música Robson que tem uma grande história na educação da cidade.
 Coral da Escola Terezinha Oliveira 
 A comunidade prestigiou a noite que a  gestora Marlete junto com os professores e a extensão do Codefas e alunos da Escola Graciosa Xavier transformaram em um momento inesquecível. 
Foi um Natal sem neve, um natal do Sertão, um natal bem brasileiro, um natal do forró, do xaxado, do Samba. Um natal que comemorou e lembrou o nascimento de Jesus, o natal da esperança por um mundo melhor. Um mundo de todos.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Policarpo Quaresma, o Herói do Brasil


Triste Fim de Policarpo Quaresma um dos clássicos da nossa literatura. Lima Barreto mergulha na nossa cultura nos primeiros dias da Republica e cria um grande personagem, apaixonado pelo Brasil ''Major Quaresma'' que ama sua fauna, flora, língua, cultura e sua terra.
Leia um dos melhores livro da literatura nacional
Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

sábado, 21 de dezembro de 2013

A Loba

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

domingo, 15 de dezembro de 2013

Pro Dia Nascer Feliz


Pro Dia Nascer Feliz mostra a educação e as diferenças entre jovens e escolas em várias  partes do Brasil.
Direção: João Jardim 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

‘'Mulheres que Fazem História'’ & ‘'Papel da Mulher na Construção da História de Juazeiro'’

 Aconteceu terça-feira (10) no Museu Regional do São Francisco uma exposição fotográfica '' Mulheres que fazem História' e uma Roda de Conversas ''Papel da Mulher na Construção da Historia de Juazeiro.
A noite foi um momento de muita alegria com a presença de grandes Mulheres da nossa cidade.
 MULHERES HOMENAGEADAS
ALDA MOREIRA (Artista plástica) ARLINDA MAIA (Musicista) BALBINA CARNEIRO (Agricultora orgânica) CISLENE BANDEIRA (Assistente social do Hemoba) CRISTINA LAURA (Jornalista)  DONA ANGÉLICA (Baiana de acarajé) DORALICE SOUZA ‘’DONA DORA’’ (Artesã) EUNICE BORGES (Empresária) GRACIOSA GOMES
(Professora) IONÁ PEREIRA (Dançarina) IVONETE FÉLIX (Feirante) JOYCE OLIVEIRA (Pastoral da Mulher)
JESULENE RODRIGUES ‘’NENENZINHA’’ (Folclorista) JUDITE FERREIRA (Pescadora) LORENA DE ARAÚJO
(Defensora do Rio São Francisco) MARAIZA CARVALHO (Empresária) MARIA ISABEL PONTES – BEBELA
‘’Historiadora’’ MARGARIDA BENEVIDES ‘’Radialista’’ MARIA JOSÉ ALVES (Defensora da Educação para a Mulher e o Homem do Campo) 

 MARIA MONTEIRO Feirante) MARINALVA FERREIRA (Enfermeira)
MARLI ALVES ‘’BANDA MIRAGEM’’ (Cantora) MARLY CARVALHO (Ativista dos Direitos Humanos da Mulher)
ODOMÁRIA BANDEIRA (Professora) OVÍDIA ISABEL DE SENA (Folclorista) ROSINEIDE MOTA (Delegada da mulher) ROSY COSTA (Pesquisadora / Historiadora) SIBELLE FONSECA (Jornalista e radialista) SUELY NELSON (Sindicalista) VALDECI GOMES (Carnavalesca) VALDECI ALVES – NEGUINHA (Vereadora)VALDECI LEAL (Professora) VANDERLÉA ANDRADE (Escritora) ZALITÉIA MENDES (Executiva do Poder Público Municipal
Aconteceu também a ''Roda de Conversa'' que teve como tema '' O Papel da Mulher na construção da História de Juazeiro''com a profª Odomaria Bandeira (UNEB) e Profª Vanderléa Andrade (UNIVASF)
 É, assim, a beleza da vida não envelhece no tempo, mostra apenas que as pessoas são aquilo que elas amam. Por isso, a emoção é igualmente forte quando vem do coração.
Lorena de Araújo Melo

A exposição fotográfica ‘Mulheres que Fazem História’  até janeiro de 2014.
O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social e Museu Regional do São Francisco.
Fotos preto e branco: Regina Lima

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

IIª Mostra de Práticas Exitosas - A Educação de Forma Criativa

 Sábado,(07), aconteceu no Colégio Anglo a IIª Mostra de Práticas Exitosas, um projeto realizado pela Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. De 54 trabalhos inscritos 15 foram selecionados na modalidade Oral e Banner com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e desenvolvidas pelos professores durante o ano letivo.
 Participaram  professores das escolas da zona urbana e rural  - Educação Infantil, Educação Fundamental e educação de jovens e adulto - EJA.
 Inovações, ousadia na criação de novas ferramentas, troca de experiências bem-sucedidas, educação de forma criativa, experiências lúdicas em busca de uma educação de qualidade, planejada e valorizada pelos professores da Rede Municipal de Juazeiro. 
 Presente o Secretario de Educação de Juazeiro Clériston Andrade que falou da importância de novas ferramentas e novas experiencias na educação do Município. 
 Apresentação do Grupo musical e coral da Escola de Tempo Integral Profª Iracema Pereira da Paixão do bairro São Geraldo.
''A proposta da Mostra de Práticas Exitosas é justamente a de estimular os educadores a desenvolver atividades realmente significativas para educação de juazeiro''.        
                                                                Luzanilde Aguiar
 Participaram mais de mil educadores, gestores e alunos que mostraram os melhores trabalhaos realizados durante o ano letivo de 2013. Aconteceu também o lançamento do livro '' O Mistério do Sumiço do Velho Chico'' (literatura infanto-juvenil) da autora Socorro Lacerda.

Resultado Final da Eleição para Gestores e Vices da Sede - Rede Municipal de Juazeiro


Saber Mais - Lista Oficial 

domingo, 1 de dezembro de 2013

Terceiro e Último Dia do 16º Festival Edésio Santos

Último dia do festival, Orla cheia, Juazeiro em festa, encontro da cultura,  muita música, gente bonita e sonhos virando realidade.
 O Rei Momo Flávio cortejando a bonita rainha do carnaval.
  Prefeito, secretários, artistas e povo unidos em um só proposito - Uma boa música
 Professores também participaram e  fizeram à noite mais bonita.
 A Banda Mametto encerrou o 16º Festival Edésio com a boa música de raiz da Bahia e fez um grande espetáculo ‘’Mametto é um grupo que mistura a raiz tradicional da cultura popular brasileira ao universo pop mundial, mesclando a força dos tambores e ritmos da Bahia a elementos da música latina, africana e do jazz, pop e rock, obtendo novas sonoridades através desta fusão.
Á frente do grupo, Ana Mametto, interpreta canções de diversos gêneros musicais brasileiros como o baião, a chula, o ijexá e o samba de roda, atribuindo-lhes uma roupagem moderna, aliada a uma performance de palco vibrante, o que traz às suas apresentações uma característica de espetáculo para se ver, ouvir e dançar.’’

O público de Juazeiro e do Vale compareceram cantaram e dançaram em uma grande noite.
 O prefeito Issac Cravalho,  a professora historiadora Isabel Pontes entregaram o troféu  primeiro lugar. 
 Fátima Pontes,engenheira agrônoma, a historiadora Bebela, e a  profª Grotas participaram todos os dias do Festival.
O 16º Festival Edésio Santos  foi uma grande festa da cultura e da juventude de Juazeiro, parabéns aos organizadores que fizeram um evento maravilhoso e participaram da nossa história cultural. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia