
terça-feira, 29 de setembro de 2009
AGÊNCIAS BANCÁRIAS

SOBRADINHO

SAÚDE
HOSPITAL REGIONAL DA F. SESP - SANATÓRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - SEMEC -SÓ BABY - CLISE - PRO-MATER - MATERNIDADE SÃO JOSÉ -SOTE - CLÍNICA PEDRIÁTRICA MEIMEI.
Existe, na cidade, a Legião de Combate à Tuberculose fundada em 1971, Esta Legião mantém um mine-hospital, no Bairro da CODEVASF, que justamente `F. SESP dá tratamento às pessoas de baixa rendas atingidas por esta doenças.
A primeira clínica particular de Juazeiro foi instalada no prédio onde funciona o Museu Regional do São Francisco e era de propriedade dos médicos: Giuseppe Muccini e Balbino Oliveira.
LIVRO JUAZEIRO BAHIA - Maria Franca Pires (1988)
EDUCAÇÃO
A primeira escola do município foi criada pelo Decreto de 16 de junho de 1832 e foi regida pelo professor leigo Manuel de Melo Afonso.domingo, 27 de setembro de 2009
CULTURA
Entre os escritores, poetas, jornalista e dramaturgos que enriqueceram a história cultural de Juazeiro, lembramos os nomes de : José Petintinga, Agostinho josé muniz, Luiz do Prado Ribeiro, Edson Ribeiro. Raul da Rocha Queiroz, Joaquim de Queiroz, Giuseppe Muccini, Joseph Wallace Bandeira, Dermerval Ferreira Lima, Constantino Nascimento, Pedro Diamantino,Ediberto Trigueiros, Padre José Gilberto de Luna, João Rodrigues Leal, Wilsom Dias, Pedro Raimundo R. Rêgo, Euvaldo Macêdo Filho,
Lúcio Emanuel José da Silva, Aristides Olímpio Araújo, Expedito Nascimento Filho, Chales Duarte, Chales Alexandre, João Fernandes da Cunha, Walter Dourado, Ermi Ferrari, Isabel Marques de Souza, Jorge Duarte, Antonila da França Cardoso, Laise de Luna Brito, Marta Luz Benevides, Esmelinda Pergentino Calazans Nunes, Maria do Carmo Sá Noqueira, Odomaria Rosa Bandeira Macêdo. Edilson Monteiro, Graciosa Xavier Ramos, Rosalina Nascimento, Saul Rosas,, Carlos Albertos Martins. E muitos outros.
No setor de Música, tem-se muito a dizer sobre Juazeiro. Começamos apresentando a relação de Filamônicas que que foram organizadas aqui; Filarmônica Minerva Canguçu, Filarmônica Apolo Juazeirense, Filarmônica do Aprendizado Agrícola,Filarmônica 1º de Maio, que em 1984 ganhou um prêmio em concurso organizado pelo MOBRAL e FUNARTE. Esta Filarmônica ainda existe, apesar das grande dificuldades que vem enfrentando.
Pintores e Escultores do passado e do presente, enriquecem este segmento da cultura juazeirense: Edgar Bandeira, Longuim, Miécio Caffé, Jorginho Sairaf, Sanduarte, Coelhão, Cecílio Matos, João Bosco Mesquita, Saul Rosas, Saldanha, Cel. José Aragão, Fancisco Santos, Levi Tinbira, Parlim, Maria Muhana, Zizi Belfort, Valdelice Aquino, Marlene Roriz, Mary Roriz, Irmã Edith, Cremildes Brandão e muitos outros.
.As Carrancas, primeiramente, foram usadas como enfeites nas barcas; em torno das mesma surgiram as crendices: afastavam os maus espíritos das águas; avisavam, através de gemidos, os perigos a que a barca estava sujeita; davam sorte, etc.
BIBLIOTECA PROFº ARISTÓTELES PIRES DE CARVALHO

quarta-feira, 23 de setembro de 2009
MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO

O Museu foi inaugurado no dia 05 de julho de 1978. Ele está instalado em uma casa residencial, antiga propriedade do ex-prefeito de Juazeiro - Miguel Siqueira. Mais tarde, ela foi vendida à Comissão do Vale do São Francisco (atual CODEVASF), que aí se instalou por alguns anos.
RELIGIÕES
Após o aparecimento da imagem de N.Senhora das Grotas , os Franciscano construíram uma capela coberta de palha, atual Rua 15 de Novembro e, em 1710, construíram, provavelmente, no local onde a imagem foi encontrada a 1ª igreja. Mais tarde, esta igreja foi ampliada pelo inesquecível Monsenhor Antônio Costa Rêgo e, hoje, é a Catedral.ILUMINAÇÃO - JUAZEIRO BAHIA
colocados posto com lampião nas principais ruas da cidade.segunda-feira, 21 de setembro de 2009
DIA DA ÁRVORE
Por que comenoramos o Dia da Árvore em 21 de setembro? Os Estados decidiram adotar o 22 de abril como dia da árvore.COELBA
Fevereiro de 1965. A COELBA instala-se em Juazeiro. A sede fica em Salvador- BA. Juazeiro consta dentro da organização deste órgam como um distrito subordinado à Gerência de Bonfim- Bahia.domingo, 20 de setembro de 2009
ÁGUA
No momento atual, os problemas de inundação são mínimos. O rio é controlado pela Barragem de Sobradinho; parte da cidade é protegida pelo cais e alguns riachos foram desviados, para evitar maiores perigos de enchente.
Alguns aguadeiros carregavam a água com o auxílio de jegues; colocavam neste uma cangalha e, de cada lado deste, dois barris de madeira. Outros apoiavam nos ombros uma espécie de caibro e em cada ponta prendiam, com auxílio de cordas, uma lata; os ombros eram protegidos por pedaços de pano semelhantes a uma rodilha. Os aguadeiros de Juazeiro imortalizaram-se, transformando-se em tipos folclóricos.PRAÇAS E MONUMENTOS
PRAÇA Dr. JOSÉ INÁCIO DA SILVA
PRAÇA Dr. JOSÉ CORDEIRO DE MIRANDA
Ao lado do Magazine Spínola. Dr. Cordeiro de Miranda foi, na sua época, o maior político da região sanfranciscana. Morou em Juazeiro. Foi um dos gerentes da Viação Bahiana.PRAÇA Dr. DEOCLECIANO MARTINS DE OLIVEIRA FILHO
PRAÇA APRÍGIO DUARTE FILHO
PRAÇA IMACULADA CONCEIÇÃO

PRAÇA IVO BRAGA
Foi inaugurada na administração de Joca de Souza Oliveira.
LIVRO JUAZEIRO BAHIA - Maria Franca Pires
PRAÇA SIMÕES FILHO
PRAÇA DA BÍBLIA

PRAÇA DOM TOMÁS
Fica no Bairro de Santo Antônio. Nela foi colocado um monumento alusivo ao 1º Bispo da Diocese de Juazeiro - Dom Tomás - e um parque infantil. Foi inaugurada na administração de Joca de Souza Oliveira.PRAÇA DA CRIANÇA
Conhecida por Praça da Mônica. Fica na Vila Euza. Nela fica uma linda estátua, em cimento, da boneca Mônica. Foi inaugurada na administração de Arnaldo Vieira do Nascimento, com grande participação do CDL no Ano Internacional da Criança (1979). Na administração de Jorge Khoury sofreu grande reforma.PRAÇA DO ÍNDIO
No largo 2 de Julho foi construída uma praça (conhecida com Praça do índio) e nela colocaram a estátua de um índio, em homenagem aos Tamoquins da nação Cariri, por terem sido os primeiro moradores da terra. Foi inaugurado na administração Américo Tanuri.JARDIM SÃO FRANCISCO
No Anel Rodoviário, em frente ao bairro Lomanto Júnio, encontra-se a estátua de Lomanto Júnio, que homenagea o então Governador do Estado da Bahia, por trazer a Juazeiro a luz de Paulo Afonso e por construir a rodovia que ganhou o seu nome.sábado, 19 de setembro de 2009
BUSTOS
Na Maternidade São José, anexa ao ao Pronto Socorro (homenagea o médico que idealizou e construiu aquela Maternidade).
BUSTO DO EX-PREFEITO DURVAL BARBOSA DA CUNHA
Fica no pátio interno do Colégio Municipal Paulo VI, justa homenagem por ter sido o prédio construído na sua administração, com recurso da Prefeitura.( o Colégio Municipal Paulo VI foi fundado na administração de Américo Tanuri).
CRUZ DE CARNAÚBA

Colocada no Bairro Juazeiro Velho; marco indicador da abertura do Ano Centenário (15.07.1977), comenorando a elevação de Juazeiro à categoria de cidade.
São órgãos que prestam serviços à comunidade.
Rotary Juazeiro - Lions Clube - Lojas Maçônicas: Harmonia e Amor - Segredo Força e União.
LIVRO JUAZEIRO BAHIA - Maria Franca Pires (1988).
ESPORTE


Um lembrete importante: O juazeirense, Luiz Pereira. foi titular da Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1974.
CINEMA

quinta-feira, 17 de setembro de 2009
1 - HINO DE JUAZEIRO
2 - BRASÃO DE JUAZEIRO
As ESTRELAS simbolizam os distritos e a sede do município.
A BARCA com a CARRANCA representam o Rio São Francisco e os barqueiros.
CANA: Produto da Região
CAPELO: Simboliza a República
CORES DO ESCUDOLETRAS: azuis
BARCA E CARRANCA: preta
CONTORNO DO ESCUDO E DAS FAIXAS: preto
ESTRELAS E VELAS DO BARCO: amarelas
CANA: verde
CAPELO: vermelho
LADO SUPERIOR DO ESCUDO: azul
PARTE INFERIOR DO ESCUDO: branco
CRESCIMENTO POLÍTICO DE JUAZEIRO
- 1766 - Juazeiro elevado a julgado.
- 09 de maio de 1833 - Juazeiro elevado a Vila e criado o município.
O Conselho Municipal foi instalado no dia 11 de junho de 1834, com os seguintes componentes:
- Francisco de Paula Pita - Presidente
- João Ferreira Regis
- João Evangelista de melo
- Antônio Martins Duarte
- Eugênio Nunes da Silva
- Adeodato ferreira Campos
- Capitão-mor Antônio Joaquim da Costa, que foi substituído, no dia 02 de julho de 1834, por não ter se apresentado para tomar posse.
Após sua elevação a Município, Juazeiro teve seu primeiro Juiz, o Dr. José Ferreira Souto, que ficou no cargo até o ano de 1836.
- 15 de Julho de 1878 - Juazeiro é elevada à categoria de cidade.
"Lei 15 de julho de 1878. Nº 1814. O Barão Homem de Melo do Conselho de S.M. o Imperador, dignitário da Ordem de Rosa e Presidente da Província da Bahia, faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Geral Legislativa Provincial decretou e eu sanciono a Lei seguinte:
Artigo 1º - Fica elevada à categoria de cidade a Vila do Juazeiro com a denominação de cidade do Juazeiro.
Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário.
Mando portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução de referida pertencer que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Secretário da Província, 15 de junho de 1878, 57º da independência e do Império Assinado: "Barão Homem de Melo".
O Barão Homem de Melo ocupava um cargo semelhante ao de Governador do Estado.
Hoje, Juazeiro é uma cidade centenária que tem a sua história registrada desde 1706.
Em todos os segmentos da história, Juazeiro vem escrevendo lindas páginas, através da inteligência e do trabalho dos seus filhos e migrantes, que lhe dedicam amor e gratidão.
É uma cidade heróica, na pessoa de seu filho - Salustiano Luiz Ferreira - que na guerra do Paraguaia, na Campanha de Angustura, foi, infelizmente, atingindo por um projétil no cránio.
PODER EXECUTIVO
Governo Municipal - Os estados são divididos em pedaços de terra que recebem o nome de município.
Nós moramos em um municípios chamado Juazeiro.
Os municípios possuem vida própria. Cada município tem o seu governo, que recebe o título de Prefeito.
O Prefeito é escolhido pelos moradores do municípios em uma eleição, que é feitas de seis em seis anos.
Juazeiro está sendo governado por Dr. Jorge Khoury Hedaye, desde o dia primeiro de fevereiro de 1983, cujo mandato terminará no dia 30 de dezembro de 1988.

Juazeiro já teve vários Prefeitos, que realizaram trabalho digno de respeito. Conheça os nomes destes heróis:
- Francisco Martins Duarte (26.o2.1892 a 21.04.1896)
- Ramiro Antônio Ribeiro (21.04.1892 a 21.04.1896
- Henrique José da Rocha (21.04.1896 a 21.04.1900)
- Dr. Antônio da Cunha Melo (21.04.1900 a 15.11.1904)
- Dr. José Inácio da Silva (15.11.1904 a 15.11.1908)
- Ramiro Antônio Ribeiro (15.11.1908 a 02.01.1910)
NOTA: Morreu antes de terminar o mandato. Foi substituído por Egídio Lopes de Almeida, que era o Presidente da Câmara Municipal. Governou de: 02.03.1910 a 23.03.1924
- Aprígio Duarte Filho (23.03.1912 a 01.01.1924)
- Dr. Adolpho Vianna
NOTA: Não exerceu o cargo. Pediu licença e foi substituído, legalmente, por Leônidas Torres: 01.01.1924 a 01.01.1928
- Miguel Lopes de Siqueira (01.011928 a 24.10.193o
- Rodolfo Araújo (dezembro de 1930 a fevereiro de 1933)
- Aprígio Duarte Filho (novembro de 1933 a 19.09.1937
- Alfredo Vianna (20.09 a 10.11 1937)
- Aprígio Duarte Filho (novembro de 1937 a 29.10.1945)
- Dr. Ademar Raimundo da Silva (05.11 a 24.121945)
- Dr. Edson Ribeiro (25.12.1945 a 25.11.1946)
- Ludgero de Souza Costa (27.11.1946 a 10.01.1948)
- Alfredo Vianna ( Janeiro de 1948 a 10.01.1951)
- Dr. Edson Ribeiro (31.01.1951 a 07.04.1955)
- José Padilha de Souza (07.04.1955 a 07.04.1963
NOTA: Faltando alguns meses para terminar o seu mandato, adoeceu e passou o exercício ao Presidente da Câmara de Vereadores - Sr. Carlos Hermenegildo Rosa
- Américo Tanuri (07.04.1963 a 07.04.1967)
- Joca de Souza Oliveira (07.04.1967 a 07.04.1971)
- Américo Tanuri (07.04.1971 a 31.01.1973)
- Durval Barbosa da Cunha (31.01.1973 a 31.01.1997)
- Arnaldo Vieira do Nascimento -Vice-Prefeito: Dr. Joseph Wallace Bandeira (31.011997 a 31.01.1983)
NOTA: A partir da administração de Arnaldo Vieira do Nascimento, Juazeiro passou a ter Vice-Prefeito.
- Dr. Jorge Khoury Hedaye - Vice-Prefeito: Dr. José Carlos Tanuri (01.02.1983. Continua Em exercício.
O Prefeito Jorge Khoury Hedaye vem procurando dentro das suas possibilidades, recolocar Juazeiro no seu lugar de "Princesa do São Francisco" e de "Terra da Cultura".
Em seu trabalho, ele conta com a participação direta dos seus assessores, através das Secretarias e Departamentos:
- SAS - Secretaria de Desenvolvimento de Atividades Sociais
- SEF - Secretaria de Finanças
- SOP - Secretaria de Obras e Serviços Públicos
- SDE - Secretaria de Desenvolvimento de Atividades Econômicas
- SEA - Secretaria de Administração
- SSU - Secretaria de Serviços Urbano
LIVRO: JUAZEIRO DA BAHIA - Maria Franca Pires (1988)
O Nego D'Água
OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO
Rio São Francisco
Juazeiro Bahia














