Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
Nesta terça-feira (13), foi realizada na Casa dos Conselhos, a posse dos membros do Conselho Municipal de Diretos Humanos – CMDH, em DSCN6297 siteJuazeiro. O Decreto nº 009/2015, que nomeia os membros do CMDH foi publicado no Diário Oficial, na última segunda-feira, 12 de janeiro.
Durante a solenidade, representando o prefeito Isaac Carvalho, o assessor interinstitucional da Prefeitura, Roosevelt Duarte deu posse aos 18 conselheiros titulares e 18 suplentes do Conselho, que tem como missão promover e defender os direitos humanos mediante ações de prevenção, proteção ou reparação por violações ou ameaças a esses direitos. “O governo municipal entende esse espaço como um campo de atuação direta da própria cidadania. Foi um grande passo para o fortalecimento da sociedade civil, democratização e fortalecimento da luta e das políticas públicas de direitos humanos”, afirmou Roosevelt.
O CMDH tem em sua composição 09 representantes do poder público e 09 membros de organizações da sociedade civil.O titular e representante do movimento LGBT, Jorge Luiz, disse que este é um grande avanço para o município. “Vamos ter um espaço para promover a discursão e buscar ações que contribuam para o enfrentamento à discriminação e à homofobia”, ressaltou Jorge.
Ao final da solenidade, a plenária definiu que a eleição da diretoria doDSCN6300 site CMDH será realizada no dia 04 de fevereiro. Estavam presentes na solenidade, representantes da SEDIS, SESAU, Cultura e Juventude, do Gabinete do Prefeito, da Câmara de Vereadores, o titular Adriano Bastos, da Univasf, Direc 15, Guarda Municipal, União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS), Associação de Pescadores e Pescadoras, Fórum de Promoção da Igualdade Racial, Federação Municipal das Associações de Moradores (FMAMEAJ), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos radialistas, Fundação Projeto Sopão, Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania (IMLC).