São Gonçalo.
A comunidade de São Gonçalo foi povoada por pessoas que vieram do município de Casa Nova e da Fazenda da Pedra e também índios. Colocaram esse nome porque encontraram uma imagem no rio e então ficaram devotos do Santo São Gonçalo faziam rodas, tocavam instrumentos e dançavam com muito prazer e alegria o Samba de Veio e o Forró. Hoje é difícil acontecer esses momentos culturais. Existem noventa e oito crianças, cinqüenta idosos e sessenta jovens. Atualmente tem o transporte para ir a Juazeiro, transporte escolar, energia elétrica, casa de bloco, água para todos.
Mulungu
A comunidade Mulungu fica situada no distrito de Junco, município de Juazeiro Bahia, á 39 km distante da sede. A estrada é de chão e tem transporte uma vez por semana pra outros lugares do centro da cidade.
Colocaram esse nome porque uma pessoa descansou debaixo de um pé de mulungu. E as pessoas quando queriam identificar o lugar então diziam..." lá no mulungu". Os primeiros moradores foram; Euzébio, Rosa, João Custódio, Cazuza e Dona Júlia. Atualmente existem três idosos, vinte e um jovens e cinco crianças aproximadamente.As festas são animadas como o samba de veio e o são Gonçalo quando as pessoas fazem promessas.
Colégio Municipal Professora Edualdina DamásioLuane Maria Pereira dos Santos 6ª B, Rosângela da Silva Santos-6ª B, Adriano da Silva Santos-7ª C
Acampamento Estrela
A comunidade chamava-se
Agropecuária Estrela. Depois que o MST ocupou passou a ser Acampamento
Estrela. São onze famílias que vivem de plantação , da pesca.
Jean Alisson de Souza Silva.
Assentamento São Francisco
Iniciou chamado de boqueirão. As pessoas foram despejadas deste lugar. Foram para outro espaço que hoje chamamos de Assentamento São Francisco, que fica à 4km da comunidade de Campo dos Cavalos.
Isso foi em 2002 que chegaram com a grande notícia que enchia a todos de orgulho, para dizer que não eram mais acampados, agora tinha a posse da terra. As famílias não viam a hora de entrarem em suas casas , sem medo da chuva, principalmente à noite, as paredes de barro que muitas vezes não suportavam tanto sofrimento. Em 2005 chegou a energia para alegria de todos. A dificuldade agora é a água pois os moradores percorrem mais de 6 km para conseguir trazer 300 litros de água que vem do Rio São Francisco e chegar a custar cinco reais por caixa d'água. A juventude do Assentamento é bem participativa dos movimentos sociais da comunidade.
Edjane -8ª B, Geovane de Souza Silva-6ª e Aldejane.
Sabiá I
A comunidade de Sabiá I fica á 26 quilômetros da sede do município. Possue seis crianças, três idosos e dois jovens aproximadamente. Os primeiros moradores foram os índios. As pessoas faziam festas como: o São Gonçalo, festas juninas com muita quadrilha e forró. Muitas casa atualmente são construídas com blocos facilitando a vida das pessoas e evitando doenças como o barbeiro.
Fonte: Colégio Municipal Edualdina Damásio