terça-feira, 1 de outubro de 2013

Intervenções e homenagens celebram o aniversário do São Francisco na região

Todos os anos a primeira semana de outubro vem sendo marcada por diversas atividades voltadas para o Rio São Francisco. O dia 04, especialmente, é o momento de chamar atenção para a importância do rio para a região, discutir como o mesmo vem sendo tratado e falar da necessidade de preservá-lo. Escolas, organizações sociais e a mídia normalmente agendam esta data.
Este ano, no período de 02 a 05 de outubro, diversas atividades estarão acontecendo em Curaçá, Pilão Arcado, Juazeiro e Sobradinho, com a preocupação de envolver novos atores sociais na luta em defesa da vida do rio e dos povos ribeirinhos. A "Semana do Rio" está sendo organizada pela Articulação Popular São Francisco Vivo, que reúne diversas entidades, movimentos sociais e povos de toda a Bacia do São Francisco e que durante todo o ano desenvolve uma série de ações no Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. 
A programação da "Semana do Rio" terá início com uma oficina de comunicação, com foco na questão ambiental, no município de Curaçá no dia 02. Dia 03, o debate acontecerá em Pilão Arcado no encontro do Conselho Popular de Saúde e Meio Ambiente e dia 04 será a vez de passageiros/as das barquinhas que fazem a travessia Juazeiro/Petrolina prestigiarem uma exposição fotográfica na própria barca. Para encerrar a programação, no dia 05, acontecerá mais uma edição do "Navegando no Velho Chico", onde estudantes, educadores/as e militantes de Sobradinho vão percorrer o rio no trajeto Juazeiro/Sobradinho. À noite acontecerá a IX edição da Romaria das Águas de Sobradinho, evento político-religioso que culmina com uma caminhada da sede do município até o Balneário de Chico Periquito.
Todas as atividades serão momentos de reflexão acerca do grave estado de degradação do rio ao longo da Bacia, como o impacto dos grandes projetos (barragens, irrigação, mineração), lançamento de esgotos, agrotóxicos, etc. A morte dos afluentes e os impactos do urbanismo serão também temas debatidos nas atividades e na imprensa local.
Homenagem a João Zinclar
No início deste ano, os movimentos sociais, sobretudo os povos do São Francisco, perderam o aliado João Zinclar, conhecido por seu profissionalismo e militância, carinhosamente chamado de "fotógrafo do Rio São Francisco". Entre 2005 e 2009, João percorreu as margens do Velho Chico registrando as belezas do rio, dos povos, a diversidade cultural e também a destruição em diversos locais da Bacia. Em 2009 lançou um livro com estas fotografias, as quais disponibilizou para ampla divulgação. Sua fotografia, como ele sempre dizia, estava a serviço das lutas sociais, por isso sempre teve a confiança e carinho das lutadoras e lutadores do São Francisco.
Dois momentos na "Semana do Rio" farão homenagem a João, que sempre registrou momentos importantes de luta em defesa da vida do Rio como romarias, marchas, o jejum de Dom Luiz Cáppio. A primeira homenagem será a Exposição fotográfica na Barca "Velho Chico", no dia 04, no trajeto cotidiano da travessia Juazeiro/Petrolina. Serão cerca de 70 fotos que revelam diversas realidades do rio e de seu povo dos 08 estados que Zinclar percorreu antes de lançar o livro "O Rio São Francisco e as Águas no Sertão". A segunda homenagem será na abertura da IX Romaria das Águas, dia 05, em Sobradinho, onde será exibido um vídeo na Praça dos Trabalhadores (Vila São Joaquim) e fotografias serão carregadas por jovens na caminhada.

Serviço
O que? Semana do São Francisco 
Quando? De 02 a 05 de outubro
Onde? Juazeiro, Sobradinho, Pilão Arcado e Curaçá

Programação
Dia 02: Oficina de Comunicação em Curaçá
Dia 03: Encontro do Conselho Popular e Meio Ambiente de Pilão Arcado 
Dia 04: Exposição fotográfica na Barca Velho Chico
Dia 05: Navegando no Velho Chico/Romaria das Águas de Sobradinho

Contatos
(74) 3611-6481/3611-3550
(74) 9967-0236/9105-1288

Articulação Popular São Francisco Vivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia