CARNAÍBA

Antigamente Carnaíba do Sertão era a fazenda Recreio do 1º Prefeito de Juazeiro, Francisco Martins Duarte (26-04-1892 a 21-04-1896). Depois passou a chamar Carnaiba, mas ainda é conhecida por Recreio. Era visitada por Franceses, Portugueses e por vários estrangeiros que vinham atraídos pelo bom clima da região e a procura de curar suas doenças. Fica a uma distancia de 20 km de Juazeiro da Bahia.
Foi o Sr. Pedro Dias em 1927, junto com os Franceses que vieram se curar de doenças e curados construíram a Capela de Santa Teresinha, que é uma Santa Francesa, a imagem veio da Franca que até hoje existe na Capela. Junto com a imagem de N. S. de Santana e N. S. da Conceição, que são imagens lindas e com roupa banhada em ouro. A Capela de Santa Teresinha fica em um alto que tem uma vista privilegiada de todo distrito. Um Cientista baiano, que tinha laboratório em Salvador, levava a flor de caatingueira para curar doenças do fígado e úlcera . O distrito possui serviço telefônico e de água. Moram nessa localidade muitos artesãos, uns fazem rendas de bilros, outros esculpem carrancas.

Foto do Livro: Uma Trajetória em Memória: Minha Terra, Minha Gente. Graciosa Xavier Ramos Gomes


Do solo de Carnaíba extraem-se mármores e pedra calcárias, das quais é retirada a cal muito usada na construção, nos calçamento de ruas. Carnaíba possui fontes de água minerais calcárias indicadas para cura do estômago e dos pulmões. Na pecuária destacam-se o criatório de caprino e ovinos. Pela excelente qualidade de seu clima, Dr. Lênocio Pinto, construiu um hospital para tratamento de tuberculose, hoje extinto
História de Carnaiba do Sertão
Livro da Escritora Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia