domingo, 27 de abril de 2014

FUNCEB ITINERANTE 2014

FUNCEB ITINERANTE 2014
 promove encontros em sete cidades da Bahia
Em seu quarto ano, projeto completa alcance de todos os territórios de identidade do estado, circulando com comitiva formada pelos dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia para discutir políticas públicas para as artes

Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), realiza o FUNCEB ITINERANTE, projeto prioritário que fortalece a diretriz de territorialização nas políticas públicas para as artes no estado. A iniciativa reúne os dirigentes da FUNCEB para visitar territórios baianos, promovendo encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas para a discussão e concepção das ações para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. A viagem, que este ano dura 13 dias, vai passar por Feira de Santana, no Portal do Sertão (3/5); Pintadas, na Bacia do Jacuípe (4/5); Juazeiro, no Sertão do São Francisco (6/5); Irecê, no território de mesmo nome (8/5); Ibotirama, no Velho Chico (10/5); Caetité, no Sertão Produtivo (12/5); e Amargosa, no Vale do Jiquiriçá (14/5).

Com esta lista, o FUNCEB ITINERANTE completa a sua intenção de ter alcançado, ao longo do quadriênio da gestão, todos os 27 territórios de identidade da Bahia, incluindo a presença da sede da FUNCEB no território Metropolitano de Salvador. Terão sido mais de 10 mil quilômetros rodados para o contato direto com mais de mil cidadãos nas reuniões, além de visitas a espaços culturais e locais representativos para a cultura de cada região, bem como conversas com artistas, gestores e gente que faz a produção cultural do interior da Bahia ser rica, diversa, viva, atuante. Assim como aconteceu nos últimos dois anos, um blog registrará o diário de bordo da itinerância, com as experiências vividas e em busca de contribuir para a divulgação destes múltiplos cenários: www.fundacaocultural.ba.gov.br/funcebitinerante.

A equipe que integra a comitiva é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke; a diretora das Artes, Lia Silveira; a coordenadora de Artes Visuais, Elaine Pinho; a coordenadora de Circo, Vika Mennezes; o coordenador de Dança, Matias Santiago; a coordenadora de Literatura, Milena Britto; o coordenador de Música, Cassio Nobre; a coordenadora de Teatro, Maria Marighella; a assessora de Audiovisual e coordenadora do Bahia Film Commission, Alessandra Pastore; o assessor de Relações Institucionais, Kuka Matos; além de assessores técnicos.

Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público, e acontecem durante todo o dia (ver horários no serviço abaixo). Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno: artistas, produtores, gestores, professores, pesquisadores, multiplicadores, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas nas Artes. A realização do projeto conta ainda com apoio das prefeituras municipais das cidades envolvidas e da Diretoria de Espaços Culturais da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/SecultBA).

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas pela FUNCEB, inclusive com uma pretensão devolutiva do que foi feito nos últimos anos, os encontros visam a estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia. O FUNCEB ITINERANTE 2014 tem ainda o intuito de mobilizar os cidadãos para as eleições do segundo mandato, do biênio de 2015-2016, dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, cuja consolidação é um dos desdobramentos mais relevantes do projeto.

Histórico do FUNCEB ITINERANTE - Na 1ª edição, entre agosto e setembro de 2011, foram visitadas as cidades de Alagoinhas (Litoral Norte-Agreste Baiano), Senhor do Bonfim (Piemonte Norte do Itapicuru), Itaberaba (Piemonte do Paraguaçu), Barreiras (Oeste Baiano), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Ilhéus (Litoral Sul). Na 2ª edição, em junho de 2012, a passagem foi por Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Jequié (Médio Rio das Contas), Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente), Seabra (Chapada Diamantina), Euclides da Cunha (Semiárido Nordeste II) e Cruz das Almas (Recôncavo). Já na 3ª edição, entre maio e junho de 2013, Valença (Baixo Sul), Porto Seguro (Costa do Descobrimento), Itapetinga (Médio Sudoeste), Macaúbas (Bacia do Paramirim), Jacobina (Piemonte da Diamantina), Paulo Afonso (Itaparica BA/PE) e Serrinha (Sisal) foram as sedes dos encontros.

A partir do que foi apreendido nesta circulação, o planejamento de ações da FUNCEB vem buscando dar retornos às demandas existentes. Dentre os reflexos deste processo, está o edital Calendário das Artes, atendendo ao pleito de instituir um mecanismo de apoio com premissas de territorialização da distribuição de recursos. Outro desdobramento fundamental ocorreu a partir da edição de 2012, quando o FUNCEB ITINERANTE permitiu a eleição de membros para composição dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, com representantes de toda a Bahia, deram andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, posteriormente instituídos em dezembro de 2012. Assim, a ação contribuiu decisivamente para que se concretizasse este feito inédito na institucionalização da Cultura no estado.

FUNCEB ITINERANTE 2014
03/05 (sábado): FEIRA DE SANTANA
Centro de Cultura Amélio Amorim, 10h às 18h
04/05 (domingo): PINTADAS
Colégio Estadual Normal de Pintadas, 9h às 18h
06/05 (terça-feira): JUAZEIRO
Centro de Cultura João Gilberto, 10h às 18h
08/05 (quinta-feira): IRECÊ
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, 9h às 18h
10/05 (sábado): IBOTIRAMA
Centro Territorial de Educação Profissional, 9h às 18h
12/05 (segunda-feira): CAETITÉ
Casa Anísio Teixeira, 9h às 18h
14/05 (quarta-feira): AMARGOSA
Centro de Formação de Professores/UFRB, 9h às 18h
Credenciamento: Meia hora antes do início das atividades
Intervalo para almoço: 12h às 14h
Aberto ao público
www.fundacaocultural.ba.gov.br/funcebitinerante
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia