domingo, 16 de maio de 2010

LENDAS - BEBELA



- Aqui estão as lendas do rio São Francisco.
Histórias que se tornam estórias, fatos que se transformam em lendas, e as lendas não morrem jamais. São eternas, e tem mais, pense bem que ainda há aquela de "quem conta, aumenta um ponto".
Consequentemente afirmo: as lendas são imortais.
Neste trabalho vocês encontrarão as lendas que estão presentes, no hoje, no diurno, no cotidiano. Outras vocês nem pensam mais ou jamais ouviram falar delas, mas elas tiveram o seu tempo áureo. Foram moda, estiveram na moda. São lendas de outros séculos, mas que a cultura e tradição oral são eternas... De família que recebeu de Deus a graça da longevidade e convivendo portanto, com parentes e amigos de idade avançada, tive o prazer e alegria de ouvir as lendas que flutuaram nas comunidades em remotos tempos, que trago agora à tona, para que todos conheçam e que outros se recordem. Isso é bom. Porque corre o Rio São Francisco há encantos, magia e mistérios... "Era uma vez" é como cantiga e fala de todo dia.
Uma declaração muito sincera: desde pequena comecei a descobrir a beleza das lendas. Umas me foram contadas por meus pais, meu avô Enéas Muniz, o lendário Barão Eneias, outras por "tia" Luisa. Éster Maria Campos, teté, Pedrina, minha inesquecível babá e a velha rezadeira Abigail, lá da lagoa da Pedra, fazenda do vovô Enénas, Sra Maria, Silveira, lavadeira famosa e muito amiga, aprendi, conheci as lendas, história e estórias fantásticas que muitos amigos me contaram. Amigos barqueiros, remeiros, Comandantes de Vapor e gente de todos os estados por onde corre o Velho Chico. As lendas encantaram, me fascinaram.
LIVRO : Lendas e Mitos do Rio São Francisco.
AUTORA: Maria Izabel Muniz Figueiredo - (BEBELA) Juazeiro - Bahia 2003

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia