sábado, 24 de maio de 2014

Exposição Plantas e Povos

 A Exposição Plantas e Povos é fruto de um sonho: ‘’Deus quer, o homem sonha, a obra nasce’’. Quisera eu que assim fosse. E assim foi! A germinação do sonho teve que esperar o tempo propício e chuvas suficiente... trago à minha terra o que vi, vivi e estudei, exposto com a colaboração de uma equipe de grande talento e generosidade.
 Em 1982, na índia, o Guru Swamy pregou para os fiéis que ‘’O bem que mais cresce, quando se divide, é o conhecimento’’. Concordo com ele e disso brotou Plantas e Povos.
 A exposição se divide em seis núcleos temáticos, uma área interativa e um espaço de Leitura. Elege a arte como seu fio condutor, aproximando arte e ciências da educação e conservação de plantas.
Apresenta a natureza tanto mediante pinturas cuja temáticas é o Brasil - desde texto visuais técnicos, histórico até o mais novos grafite urbano -, quanto por meio audiovisual e de artefatos produzidos pelos homens no seu labor dia´rio diário, incluindo também elementos da cultura  técnicas utilizados na indústria.
Ao mesmo tempo, contudo, essa exposição revela o pesquisador como o elemento necessário para o melhor uso nossos recursos genéticos e da nossa biodiversidade. Espero, com isso, despertar nos jovens o apreçõ à sua terra e a vontade de viver o desenvolvimento sustentável. Plantas e Povos é dedicada à minha màe, professora primária Terezinha Lisboa e ao meu pai, Professor Francisco Romão Carneiro. 

E ao mestre Professor Paulo Sodero Martins.

                                                    Roberto Lisboa Romão
                                                    Curador DCBIO/UEFS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia