domingo, 16 de agosto de 2009

"Coceira na mão é sinal de Dinheiro

4ª) USOS E COSTUMES - Os mais divulgados são os referentes à alimentação: O Vatapá, o Caruru, e a galinha de ximxim, na Bahia, o Tacacá com Tucupi, no pará; a carne de Sol no Rio Grande do Norte e outros estados; o barreados no paraná; a torta Capixaba, no Espirito Santo; o Churrasco Gaúcho, etc.
Neste grupos estão incluídos os meios de pesca, caçar e trasporte típicos de cada terra. As cerimônia de noivado, casamentos e enterro. As diferentes formas de curar as moléstia. As rezas para cura de cada enfermidade.
5ª) CRENDICES E RELIGIOSIDADES - Os sinais " quebrar espelho é sinal de desgraças", "coceira na mão é sinal de Dinheiro". Algumas através de versos: "Caindo a colher. É visita de mulher".
Os maus agouro: encontrar um gato preto sexta -feira 13.
Os fantasma: Mula sem cabeça; lobisomem. Ver a sorte em um copo D´água; reza a Stº Antônio para casar depressa. As correntes da felicidades". O canbomblé e a macumba (misto de religião, feitiçaria e danças). A "Lavagem da Igreja do Bomfim" na Bahia. A devoção a São Benedito e a São Jorge, que é misto religioso e macumba.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia