quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SANTOS E ORIXÁS

AQUI NO BRASIL, ADOTOU A RELIGIÃO CATÓLICA; NO CULTO A DETERMINADOS
SANTOS, ELAS VENERAM SEUS ORIXÁS.
SÃO LÁZARO - Omolu, saudação: A TO TÔ! - Orixá de todas as denças, temido e respeitado. Tem poder para afastá-las e para trazê-las. Seu dia é segunda-feira, suas cores são o marrom, o preto e o branco, bem como suas contas. Sua festa máxima dá-se em agosto, quando é cultuado fervorosamente nos candomblés e , inclusive na Igreja do Morro de São Lazaro, na Federação, em Salvador.
SANTA BÁRBARA - Iansã, saudação Ê PA, HÊY! - Orixá dos ventos e das tempestade. Esposa de Xangô, é temperamental e sabe manejar, também os raios e trovões. Seu dia é quarta-feira, sua cor é vermelha e suas contas são vermelhas e marrons. É comemorada na /bahia no dia 4 de dezembro, com uma grande festa no velho Mercado de Santa Bárbara, na baixa dos Sapateiro em Salvador.
SENHOR DO BOMFIM - Oxalá, saudação: Ê PA BABÁ! - O Deus supremo. Seu dia é sexta-feira, sua cor é branca, suas contas, brancas. A festa da Lavagem da Igreja do Bomfim é a maior no sincretismo religioso, acontece na segunda quinta-feira de janeiro, quando as Baianas, com potes e moringas cheias de águas e de flores levadas em procissão, lavam o adro da Igreja do Senhor do Bomfim em Salvador.


NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS - Iemanjá, saudação: ODÔ YÁ! - Dona das águas e mâe de todas os orixás. Seus símbolos são as conchas e as pedras do mar, seu dia é sábado, suas cores são o azul-claro, o verde e o branco. O seu maior dia na Bahia é comemorado no dia 2 de fevereiro, com grande festa no Rio Vermelho.
SÃO JORGE - Oxossi, saudação: O KÊ APÔ! - Divindade dos caçadores. Seu símbolo é o arco e a flecha, seu dia é quinta feira, sua cor é azul, seu maior dia da Bahia é consagrado a
Corpus-Christi, festa móvel, quando quase todas as casas de candomblé batem em seu louvor.
SANTO ANTÔNIO - Ogum, saudações: O GU YÊ! - orixá do ferro, e também o deus da guerra. É simbolizado por instrumentos de ferro e sua espada, couraça e capacete de metal, seu dia é segunda-feira, sua cor o azul marinho. Na Bahia é conhecido também como Abre-caminho, dono das estradas e a sua maior festa comemora-se no dia 13 de junho.
OMOLU - Saudação: ATOTÔ - Temido e adorado, Omolu traz ambiguidade da vida. Governa a saúde e a doença, a felicidade e a trágedia. É o deus das enfermidades e das pestes, e tanto tem o poder da moléstia quanto o poder da cura. Na bahia é médico dos pobres. Quando baixa no terreiro bate nos presentes com uma pequena vassouras, o Xaxará - e atira fora todos os males.
Seu dia é segunda-feira. dia de colocar o Abaô ( a comida ) aos pés do Santo .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia