sábado, 3 de abril de 2010

PENITENTES DE DISCIPLINA / SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

São os penitentes que praticam a autoflagelação. Se cortam, derramam seu próprio sangue cumprindo um longo ritual, almejando
purificar-se e disciplinar-se em honra à Paixão de Cristo.
São grupos fechados liderados por um chefe, um guia e seguem normas rígidas e preceitos.
Para participar do grupo de Penitentes de Disciplina, o candidato deverá pedir permissão ao guia, e do candidato se exigirá lealdade, obediência plena, pontualidade, assiduidade, coragem, silêncio, e discrição ilimitada.
Trajes - para o ritual, que eles chamam de serviço - uma tanga (uma espécie de saia) de estopa, e uma toalhas branca sobre a cabeça.
Instrumento de autoflagelação - a Disciplina - Uma arma pequena, porém com fortes poderes. Duas lâminas de aço, presas a uma correia de veados, essa com um metro e meio. (correspondentes a uma braça - (100 cm) segundo o seu linguajar.
RITUAL - Os Penitentes de Disciplina se reúnem no Rancho, local de reunião onde se vestem, rezam, cantam os seu benditos e partem para o serviço (autoflagelação).
Não fazem as 7 estações como as alimentadeiras das almas.
Os penitentes de disciplina visitam os cemitérios, cruzeiros, locais de mato fechados, capelas, etc.
Não é permitida a presença de curiosos. É um culto secreto.
É uma penitência muito difícil.
A autoflagelação é um costume antigo, medieval, uma penitência através da qual os praticantes almejam purificar se dos seus pecados, e é praticada também como um tributo à Paixão de Cristo.
Após a função, os penitentes lavam suas veste ensanguentadas no rio. Ou eles lavam ou dão a pessoa de confiança para fazê-lo.


Os ferimentos, que são muitos, logo se cicratizam.
Os penitentes deverão abster-se de relações sexuais por 3(três) dias após a penitência, e, se , não cumprem esse preceito por certo os cortes irão às raias de uma forte inflamação. Sangram muito, e após o serviços os penitentes vão banha-se no rio.
Os benditos mais cantados durante o serviços - a autofragelação, e durante as caminhadas: Bendito de Santa Madalena, Aos pés da cruz, e todos que evoquem a Paixão de Cristo.
Após o ritual, as roupas são colocadas num saco para a devida lavagem.
4ª e 5ª Feira da Semana Santa - Os Penitentes de Disciplina saem pedindo esmolas para o jejum da Sexta-feira Santa. Ao chegarem às portas das casas, ajoelham-se e entoam o bendito: Uma esmola irmão.


O saqueiro recebe a dádiva, eles agradecem e prosseguem a caminhada.
Na Sexta-feira Santa - Os penitentes não se flagelam, mas ficam vestidos nas roupas ensanguentadas, se reúnem em solenes ritual, entoando os benditos e fazendos preses e orações.
Sábado-Santo-Sábado de Aleluia, se banham trocam de roupa bem limpas - e assim está encerrando o tempo da penitência.
Os mais antigos grupos de penitentes de disciplina eram do Salitre (junco) Sangradouro, Correnteza e Rodeadouro.
A partir de 1955 - dissidentes, e alguns passaram a residir em Juazeiro (séde) e formaram os grupos.
Encontrar o Rancho - (lugar) onde se réunem os Penitentes de Disciplina é muito difícil. Reipeite-os. Se houver oportunidade de encontrá-los veja-os com máximo de discrição
TEXTO: Bebela
FOTOS : PARLIM ( Penitentes Alimentadores das Almas)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia