domingo, 20 de fevereiro de 2011

Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti


A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o brasil. As estratégias usadas no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, resumem-se em atividades preventivas, como a eliminação de criadouros, adoção de medidas comunitárias de conscientização e, principalmente, aplicação estratégica ou emergencial de inseticidas químicos.
Foi pensando em mais uma possibilidade de combate a essa doença que a Moscamed e a Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo o “ Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti” que visa produzir mosquito (OGM) - capazes de suprimir populações naturais do mosquito transmissor da doença.
Os OGMS carregam um gene deletério, ou seja, um gene que promove a mortalidade dos mosquito Aedes aegyti na fase de larva ou no início da fase de pupa (estágio intermediário entre larva e adulto). Os macho produzidos em laboratórios ao copularem com as fêmeas selvagens são capazes de transferir à prole uma cópia do gene modificado, que na ausência de tetraciclina (antibiótico) é ativado causando a morte de seus descendentes.
A dengue é transmitida somente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, por isso, os mosquitos macho liberados no ambiente selvagem não acarretam problemas ao ser humano, já que eles se alimentam apenas de seiva vegetal.
FONTE: Moscamed Brasil 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia