segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sessão Especial na Câmara Municipal de Juazeiro para apresentação do Projeto Aedes Transgênico


Será realizada nesta terça-feira (01/03), às 10h30, na Câmara Municipal de Juazeiro, Casa Aprígio Duarte Filho, em sessão especial, uma apresentação do Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti. O objetivo do evento é apresentar aos parlamentares a nova tecnologia de controle do mosquito Aedes aegypti, que produz organismos geneticamente modificados para suprimir populações naturais do mosquito transmissor do vírus dengue.
A proposta é discutir com os parlamentares os aspectos científicos, tecnológicos, e socioambientais do programa que está sendo realizado desde agosto de 2010 no bairro de Itaberaba, em Juazeiro (BA). Além dessa comunidade, nessa primeira etapa, o projeto será realizado nos distritos de Carnaíba, Mandacaru e Maniçoba. 
O gerente de projeto, Danilo Carvalho, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), explicará sobre a produção massal dos mosquitos transgênicos, tecnologia pioneira no Brasil, o trabalho desenvolvido em campo, desde a coleta das ovitrampas (armadilhas para coleta de ovos), até o processo de aspiração dos mosquitos liberados, entre outras atividades realizadas para a supressão da população selvagem de Aedes aegypti.
A diretoria da Moscamed abordará sobre os convênios e parcerias firmadas para a realização desse programa. E apresentará as perspectivas do uso dessa nova tecnologia para o controle do mosquito. Durante a última semana foi realizada, no bairro de Itaberaba, a primeira liberação planejada em campo de mosquitos transgênicos da América Latina. E cerca de 20 mil mosquitos transgênicos foram soltos em campo.

Câmara Municipal de Juazeiro - Casa Aprígio Duarte Filho
Endereço: Av. Benedito Almeida Moraes, S/N, Malhada da Areia.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Brena Duarte
(74) 3612-5399 - (87) 8808-9853 - (87) 9921-6106

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia