domingo, 8 de setembro de 2013

Divulgadas as novas regras de correção da redação do Enem 2013

Com o Guia do Participante 2013 o candidato pode conferir os critérios de correção e como as redações serão avaliadas, além das respostas às principais dúvidas 

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (5) as novas regras de correção da redação de avaliação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.  O candidato pode terá acessar o Guia do Participante 2013 apenas pela internet.

O material foi dividido em quatro partes na quais são apresentados os critérios de correção e como as redações serão avaliadas; exemplos positivos de redações anteriores; recomendações aos inscritos e as respostas das principais dúvidas dos candidatos.
A prova discursiva vale 1000 pontos e tem um peso importante para quem pretende usar o Enem para entrar em uma universidade pública ou disputar uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O ministro da pasta, Aloizio Mercadante, detalhou durante entrevista coletiva os detalhes sobre o Guia. "O Guia do Participante divulga, de maneira detalhada, tudo o que o avaliador vai exigir do candidato na hora das provas e, além disso, ajuda o estudante a preparar uma boa redação", afirmou o ministro Mercadante. De acordo com ele, os candidatos devem receber o informativo do local da prova no final de setembro e no início de outubro.

Provas
Na edição deste ano serão impressos 15,7 milhões de provas, a serem distribuídas em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação. Na entrega dos 63.340 malotes serão percorridas 9.480 rotas de distribuição em 308 mil quilômetros. Em 2012, foram 12,7 milhões de provas, 1.615 municípios envolvidos, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas e 305 mil quilômetros.
Estarão envolvidas na aplicação das provas 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio. 
Saiba mais sobre o Enem
Enem deste ano terá investimento de R$ 49,86 por candidato
Malotes de provas do Enem 2013 terão lacres eletrônicos
Assistentes e coordenadores do Enem nas regiões Norte e Sul são capacitados
As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (Domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Estará impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
O guia explica ao participante como deve ser estruturada a redação, que posteriormente será avaliada a partir de cinco competências: demonstrar domínio da modalidade escrita formal; compreender a proposta de redação; selecionar, relacionar e organizações informações em defesa de um ponto de vista; demostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

Atendimentos especiais
Haverá ainda mais de 48 mil atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes. São considerados atendimentos especiais os candidatos com baixa visão, cegueira, surdez ou deficiência auditiva, surdocegueira, deficiente físico, autismo, dislexia e/ou déficit de atenção.
Além da infraestrutura adequada para atender pessoas com algum tipo de necessidade especial, o MEC está em alerta com os atendimentos às grávidas. Há um total de 3.108 mulheres grávidas com parto previsto para outubro e, 517 destas têm previsão de parto nos dias de aplicação das provas do Enem. "Estamos agora com uma atenção especial às gestantes", disse Mercadante.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante do ensino médio, e é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado obtido nas provas permite ao aluno participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.
O bom desempenho no Enem também é útil para a participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência Sem Fronteiras, além do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que não obtiveram certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia