sábado, 18 de agosto de 2012

CELEBRAÇÃO DAS CULTURAS DOS SERTÕES.


As culturas dos sertões ocupam quase 80% do estado da Bahia, no entanto, apesar de todos os elementos que povoam o nosso imaginário, as tradições que compõem o universo cultural dos sertões, de modo geral, não têm sido reconhecidas como aspectos constitutivos da identidade cultural da Bahia.

A "Celebração das Culturas dos Sertões" é uma realização da SECULT/BA com diversas atividades artísticas e culturais, encontro de estudos e debates, que procura valorizar, difundir amplamente e discutir a importância das Culturas dos Sertões para a formação da identidade cultural dos baianos, e para a sua diversidade. 
Nesse sentido foi realizado em maio de 2012, um grandioso evento em Salvador e Feira de Santana, que contou com a presença de grandes personalidades das diversas áreas artísticas, a exemplo de Ariano Suassuna, Xangai, Elomar, Carlos Pitta, Targino Gondim. Na programação ainda teve exibições do filme de Chico Liberato, "Ritos de Passagem", desfile de vaqueiros, além de um encontro de estudos, mesas redondas, debates, exposição fotográfica, noite de autógrafos de livros e CDs, feira de artesanato, oficinas e apresentações.
No dia 02 de agosto, em Lençóis, o Secretario de Cultura do Estado, Albino Rubim, anunciou, no encontro de coordenadores dos espaços culturais que o próximo evento será em maio de 2013, em Juazeiro/BA, no Centro de Cultura João Gilberto.
Para o Coordenador João Leopoldo, que esteve presente no encontro, informou que o CCJG que já recebe os Salões de Arte da Bahia em setembro e em Novembro de 2012 realizará o projeto de Arte e Cultura no Território do São Francisco, recebeu com satisfação mais essa grande noticia na área cultural.
João Leopoldo Viana Vargas - Coordenador
Centro de Cultura João Gilberto - Rua José Petitinga S/N,
Bairro: St°.Antonio. - Juazeiro-Ba. / CEP-48.903-010
tel: 74- 3611-4322 - 88120269


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia