domingo, 14 de julho de 2013

Escola do município com maior IDEB ganha reforma, ampliação e climatização

Por Anna Monteiro / SEDUC

A história da Escola Municipal Carlos da Costa Silva, localizada no bairro Country Club, é de superação e serve de exemplo a toda Rede Municipal de Ensino, por conta do seu excelente desempenho na aprendizagem desde 2009, alcançado pelo trabalho integrado da equipe e de todo o suporte pedagógico, humano e didático da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro.

A deficiência na estrutura física da escola foi sobreposta pela vontade e comprometimento dos profissionais, que sempre contaram com o apoio dos pais e do governo municipal, que acaba de presentear a unidade de ensino com reforma, ampliação e climatização. A Carlos da Costa Silva a partir desta sexta-feira (12) tem um desafio ainda maior, o de ir além dos seus limites e provar que a somatória de ações convergem para o bom desempenho do aluno.
 Na manhã de hoje, durante o ato solene de entrega da obra, os educadores expressaram toda a satisfação pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido e pela conquista, que, segundo eles, fará a diferença. “Conseguimos ótimos resultados mesmo com os problemas físicos da escola, que incluíam a falta de forro, rachaduras nas paredes e buracos no piso. Imagine agora com essa escola toda bonita, reformada, ampliada, climatizada e com laboratório de informática amplo? Sem dúvida, nossa dedicação será ainda maior”, refletiu a gestora Maria Mônica Neres.

A professora Maria Evânia Galvão confirmou que os educadores estão ainda mais estimulados. “A gente trabalhava em uma casinha velha, parecendo aquelas construções do interior, mas com a obra nós ganhamos o suporte adequado à nossa dedicação. Portanto, nossa autoestima está muito maior”, destacou. Quem também gostou da novidade foram os alunos, como Jaislane dos Santos de 10 anos, que estuda na unidade de ensino desde a pré-escola. “A escola está bonita, tem ar condicionado, as carteiras são bem mais confortáveis e assim fica melhor estudar”, contou.

Feliz com a novidade, Carmem Lúcia da Costa (conhecida carinhosamente como Carminha) viúva do homenageado, falou em nome da família. “O resultado ficou belíssimo e só tenho a agradecer ao prefeito Isaac Carvalho pela iniciativa de renovar esta escola. Tenho certeza que Carlão está contente, seja onde estiver, e sei que lá do alto ele também tem dado sua contribuição aos professores, que são responsáveis por esse desempenho tão notável”, destacou. Todos os outros oradores, como o presidente da APLB – Sindicato, Antônio Carlos, e o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, fizeram referência à pessoa de Carlos da Costa Silva, que escreveu dignamente sua história na educação, na política e nas causas sociais.
O Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, por exemplo, ressaltou a referência moral, intelectual e de produção acadêmica de Carlão (como era conhecido), que emprestou o nome à instituição de ensino. “Nada melhor do que a lembrança de um grande guerreiro da educação para abençoar uma escola modelo do município”, ratificou. Clériston também destacou a importância de uma educação pública de qualidade e o poder libertador dessa conquista sobre os indivíduos, dizendo que “o momento é de alegria e de comemoração por mais uma obra que serve, de forma eloquente, ao processo de ensino/aprendizagem”.

O prefeito Isaac Carvalho também ressaltou a bela escolha do nome de Carlos da Costa Silva e fez outros anúncios para a educação de Juazeiro. “Estamos hoje entregando a 27ª escola climatizada do município e comemorando o desempenho de 5.6 desta unidade de ensino no IDEB de 2011. Nossa expectativa é de que em breve a Carlos Costa atinja a meta de 6.0, prevista apenas para 2021 no Brasil, e que muitas outras escolas da Rede Municipal possam se destacar dessa maneira. Estamos trabalhando para que nessa gestão possamos atingir 100% da Rede com a climatização e para implantar mais 10 Escolas de Tempo Integral no município, entre outras ações. Esse é mais um presente que nós damos a Juazeiro no mês do seu aniversário e até o dia 23 teremos a entrega de outras obras importantes”, finalizou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia