quarta-feira, 12 de novembro de 2014

NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Juazeiro

Realizou-se nesta manhã, na Casa dos Conselhos mais uma reunião ordinária do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Juazeiro com representantes das Secretarias do Município das áreas: Desenvolvimento e Igualdade Social, Cultura e Juventude, Educação e Esportes, o Assessor de Articulação Interinstitucional/Casa dos Conselhos, o Diretor da DIREC 15.
Na ocasião, o Sr. Roosevelt Duarte Motta procedeu a abertura da reunião, agradecendo a presença da Sra. Miranery Amorim, representando o Secretário de Educação e Esportes, Sr. Cleriston Andrade, a presença da Sra. Fátima Carvalho, representando a Secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina, e também o Diretor da Direc 15, Sr. Adailson Barbosa Gomes. Ressaltou ainda a importância do NUCA enquanto espaço democrático para garantia de políticas públicas mais realistas e consistentes para crianças e adolescentes do Município e, ainda, como espaço para formação de novas lideranças.
Em continuidade, a Sra. Miranery destacou os avanços alcançados na Educação do Município, com a participação da comunidade nos Conselhos Escolares, a construção de quadras poliesportivas, a climatização de Escolas, a melhoria do Índice de Educação Básica (IDEB), o aumento significativo na oferta de Creches (EMEI). Concluiu enfatizando e conclamando os adolescentes presentes e representados a reivindicar melhorias nas suas escolas, na comunidade a que pertence, através do NUCA.
O Diretor da DIREC 15 salientou a necessidade de participação social dos adolescentes-estudantes a partir da sua integração nos Grêmios estudantis, como estratégia, também, de que os jovens resgatem a apropriação da escola enquanto espaço de consolidação da cidadania, através dos múltiplos canais de expressão, a exemplo do Rádio, da Internet, da TV, da Ouvidoria do Estado.
O representante da SECJU - Secretaria de Cultura e Juventude, Alan Pablo, destacou a importância de se ampliar a discussão acerca da retomada dos Grêmios Estudantis, com integrantes do NUCA, da DIREC 15 e da SEDUC.
A Sra. Fátima Carvalho, como representante da SEDIS, enfocou a questão de se retomar a Escola como espaço democrático de lazer possibilitando ampla participação dos jovens, a partir de programas especificos voltados a proporcionar esse resgate, citando o "Mais Educação", construção de quadras poliesportivas.
A efetiva participação dos adolescentes presentes voltou-se na enumeração de principais dificuldades vivenciadas por eles nos seus espaços escolares, tendo sido enumerado: escolas com excesso de alunos por sala, falta de ar condicionado, melhor planejamento do cardápio da merenda escolar, necessidade de construção de áreas de lazer, como praças nos bairros mais distantes, a exemplo do Antonio Guilhermino, modernizar os aplicativos da Internet, fortalecer os Grêmios, expandindo-os nas Escolas, criando esse espaço de discussão das proposições de políticas públicas pelos adolescentes.
Para finalizar este valoroso momento, o adolescente Alexandre sugeriu que essas reuniões continuem acontecendo, quinzenalmente, ficando marcada a próxima para 26/11, às 9 h. na Casa dos Conselhos, situada a Praça Imaculada Conceição, 12 - Centro - vizinho a SEDIS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia