domingo, 17 de abril de 2011

Bacia Hidrográfica do Rio Salitre - O Rio Salitre Pede Socorro

 Áreas da Bacia - 13.467.93hm e 640km de perímetro compondo a região semi-árida do Estado da Bahia. Percorre uma distância direta e indiretamente mais de 162 mil pessoas.
 A historia do Rio Salitre está diretamente ligada à exploração de minério do salitre no mesmo vale: Século XVII, quando Bento Surrel descobriu onze jazidas de salitre que iam dos Poços ao Rio São Francisco. 
 Para a coroa Portuguesa a exploração do salitre era mais importante que a busca do ouro na serra da Jacobina. Havia no Pacuí a Oficina Nossa Senhora da Encarnação do Rio Pacuí de propriedade da coroa onde o salitre era trabalhado por escravos e índios conforme carta escrita em 12 de março de 1706 por Luiz César de Menezes dirigida aos padres missionários da aldeia dos Payayás e da Aldeis do Sahy - publicada no livro História da Freguesia Velha de Santo Antônio págs. 42-42, de autoria de Edith Alves da A. Freitas e José Frestas da Silvas - 1996.
 Fazem parte da Bacia do Salitre 9 munícipios do Estado da Bahia: Morro do Chapeú, Várzea Nova, Mirangaba, Umburanas, Jacobina, Miguel Calmon, Campo Formosa e Juazeiro. 40% de seu percurso é no Município de Campo Formoso, setenta povoados do município estão situados nessa importante bacia hidrográfia.
 Também ali se localizam as maiores grutas da região destacando a Toca da Boa Vista a maior do Hemisfério Sul, com 100km topografados e mapeados pelo Grupo Bambui de pesquisa espeológicas. A Bacia do Salitre, no município de Campo Formoso, situa-se na parte central de seu terrtório.
 Atravessa o Vale do Salitre sendo alimentada por Riachos que descem da serra do São Francisco e da região do Morim nos Tabuleiros da Jacobina Nova. O Rio Salitre nasce no município de Morro do Chapéu com o nome de Rio Tabuleiro atravessando os municípios de Várzea Nova, Ourolândia, Mirangaba, até entrar no município de Campo Formoso na região de São Tomé. Logo a seguir resvala no subsolo tornando-se um Rio subterrâneo até emergir para o leito descoberto perto de Brejão da Caatinga tendo um percurso de mais de 100km no município.
 Afluente do Rio Salitre no município de Campo Formoso: Rio Pacuí, Rio Preto, Rio da Lage, Rio Escurial, Riacho do Tanquinho, Richo das Piabas, Riacho do Morim, Riacho Ventura.
O Rio Salitre também atravessa o município de Juazeiro, no interior da Bahia, no Distrito de Junco, nos povoados: Passagem do Sargento, Sobradinho, Gangorra, Goiabeira I e II, Manga, Junco, Campo dos Cavalos, entre outros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia