terça-feira, 12 de abril de 2011

Penitentes - Juazeiro da Bahia

 A penitencia tem início na 4ª feira de cinzas. Após a pagodeira do Carnaval, as noites juazeirenses são invadidas, se inundam de lastimosos sons, pranteados cantos, que entermecem e impressionam os mais duros corações. É impressionante, envolvente, tudo é mistério...É noite e mais noites de penitência.Quem canta tão solene e doridos lamentos? São eles, os Penitentes de Juazeiro da Bahia.As alimentadeiras das almas a partir da quarta-feira de cinzas saem às 2ª, 4ª e 6ª feiras, na Semana Santas.

 Partem da Casa-de Orações, e iniciam a caminhada penitencial fazendo sete paradas, denominadas de Estações. são sete estações. Andam em fila indiana à frente um santo madeiro, isto é, uma cruz - e perto um penitente carrega com respeito um pequeno instrumento de percussão, a matraca.
Após, pedem um Pai-Nosso em louvor a Sagrada Paixão de e Morte de Jesus e logo um outro " Pai-Nosso com a sua Ave-Maria" pelas almas do purgatório.

 E o que é estação? Parada que fazem para intentificar mais as suas preses, e são 7 (sete), e ainda continuam sendo ao longo do tempo, nos seguintes lugares:
Se o cordão sair pela rua Perpétua, cumprirá este Andam, andam. e chegam à 1ª estação.
Os Penitentes ajoelham-se e entoam o Bendito da Santa Cruz.
trajeto:
1º - Ao lado da Banca, onde dona Aurora foi esmagada pelo trem de ferro.
2º - Antigo areião do Mussambê - local onde o Sr. Passos morreu eletrolocutado.
3º - Próxima ao cemitério - junto dp frondoso pé de Juazeiro - local onde um desconhecido foi assasinado ( com a reforma do cemitério, esta estação ficou dentro do próprio cemitério, este ano iremos observar como ficará).
4º - Portão do cemitério novo (local onde era...)
5º Portão do cemitério.
6º - Oficina da Empresa de Transpote são Luiz local onde um desconhecido foi também esmagado pelo trem.
7º - Entrada do Alto da Maravilha - local onde um desconhecido foi morto a cacetadas.
Se o cordão de Penitentes sair pelo Alto da Maravilha, suas sete estações serão assim:

1º - Entrada do Bairro da Maravilha.
2º - Garagem da Empresa de Transpote São Luiz.
3º - Baixadora da CHESF - (lá um deconhecido foi barbaramente assasinado).
4º - Cemitério novo
5º - Portão do cemitério.
6º - Antigo areião do Mussambê.
7º - Ao lado da banca - Rua Perpétua.
Ao chegar a Estação, os Penitentes cumprem o ritual descrito, e dois se afastam um pouco e pedirão um Pai-Nosso pelas almas que morreram repetinamente; pedem uma Salve Rainha em louvor a Nossa Senhora das Dores - e, solenemente entoam o "Senhor Deus" - ( gente simples, que, pelo poder da fé cantam o "Senhor Deus" numa perfeita performance do erudito canto gregoriano).
Alerta, alerta pecador ! É um secular bendito que entoam com emoção e depois se despedem da estação com o outro emocionamte bendito - " Irmão meus, ficai com Deus". Conta-nos a história, que no começo havia um só grupo de alimentadeiras das almas, hoje, eles são em números de seis.
TEXTO: Bebela
FOTOS: Parlim


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia