quarta-feira, 13 de abril de 2011

Penitentes - História & Origem

 É noite.
Não se espante ao cruzar as ruas, becos, praças e vilas, e se deparar com longas filas indianas, formadas por gente envolta em alvíssimos lençóis brancos, cordão-de-São-Francisco a cingir-lhe a cintura seguindo um cruz e obedecendo a um som estranho ainda... cantando embevecida seculares benditos evocando a Paixão de Cristo, buscando os cruzeiros, túmulos, capelas e cemitério.
São eles os penitentes de Juazeiro.


 HISTÓRIA - ORIGEM
Sua origem ? Quem sabe ? Se perdeu na noite dos tempos. Dizem que se originaram da catequese aqui iniciada, lã pelos idos de 1710... Talvez. A história nos fala que frades franciscano aqui fizeram um profícuo trabalho de evangelização e deixaram fortes marcas de sua fé, e toda expressão de sua religiosidade.
 Mas, não se espante. Os penitentes de Juazeiro estão mais uma vez vivendo intensamente o período da Quaresma, e eles são conhecidos ou formam dois grupos distintos a saber: Penitente Alimentadores das Almas e Penitentes de Disciplina.
 As Alimentadoras das Almas palmilham os caminhos da periferia nas noites juazeirense e cumpre um ritual remomorando com os seus impressionantes cantos, a paixão de Cristo. Jamais oram por si mas suplicam perdão pelas almas, rezam por todos que já se foram.

O outro grupo é que podemos chamar de Penitentes de Disciplina. Praticam a autoflagelação, derramando o seu próprio sangue em honra à Paixão de Cristo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia