quarta-feira, 11 de abril de 2012

Escola Maria Monteiro Bacelar - Rodeadouro

Escola Maria Monteiro Bacelar - Equipe
Diretor: Jose Uelson, Vice: Franci Silva, Coordenadoras: Patrocinia e Ana Rose, Secretária: Eliana Costa
Sala de aula da Escola Ana Maria Monteiro Bacelar.
Contam que a comunidade surgiu através dos negros que aqui chegaram, o nome se deu por causa das embarcações que para chegar em terra firme faziam várias voltas ou também para chegar por terra os animais faziam várias voltas.
 Dona Ovídia conta um depoimento que a comunidade é a mais velha  que o município de Juazeiro, tudo isso por causa de seus antepassados. Seu pai Domingos Ramos faleceu com 87 anos e já tem 30 anos de falecido e ele era de um dos mais novos e por isso esse e outros motivos levam a crer que é verdade. Um dos primeiros moradores foram índios, os quilombolas e o morador Antônio da Ladeira.
A localidade do Rodeadouro pertence ao Distrito do Junco a 13 Km da cidade de Juazeiro e a 513 Km da capital Salvador, no Estado da Bahia, as margens do Rio São Francisco. A fonte de renda da maioria dos pescadores, donas de casa, agricultores, barqueiros, barranqueiros e comerciante em geral. Devido a comunidade ser ribeirinha, tem a agricultura, o turismo e piscicultura a sua principal fonte de renda.
Hoje diferentes de alguns anos onde existia uma casa aqui e outra ali, a comunidade desenvolveu bastante, ela está com 7 ruas, 153 casas e 660 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, várias chácaras com alguns moradores da comunidade que moram de caseiros e várias casas sendo construídas, sendo assim, a população aumente ainda mais.
Temos hoje como moradores mais velhos Sr. Matias com 88 anos, Maria Joana com 83 anos e Pedrina de Sena com 80 anos. A comunidade aos domingos e feriados ainda recebe os visitantes que chega a ter mais de 4 mil pessoas.
Texto e Pesquisa: Professora Fátima da Escola Ana Maria Bacelar, moradora do Rodeadouro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia