segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ilha do Fogo Paisagem Cultural

 Considerada por muitos como uma Audiência Histórica, os Presidentes  das Câmaras Municipais de Petrolina e Juazeiro, Maria Elena e Nilson Barbosa, Deputados de Petrolina Isabel Cristina e Odacy Amorim , do Superintendente da CODEVASF Emanuel Lima e representando a Univasf  professora Lucia Marise, também presente o Comandante do 72 BI, Tenente Coronel James Corlet. Falaram sobre a ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército  e sobre o futuro da nossa Ilha.
O Tenente Coronel James Corlet falou que está aberto às autoridades de Juazeiro e Petrolina a projetos que ofereçam lazer e segurança aos frequentadores da Ilha do Fogo. O futuro da Ilha depende de Políticas Públicas, projetos que tenham ações voltada a preservação e revitalização, o sonho de muitos ribeirinhos.
Coronel, muitos juazeirenses se sentem envergonhados com o descaso do Patrimônio Cultural pelas autoridades das duas cidade que sempre deram as costas ao Velho Chico e principalmente a Ilha do Fogo, apesar de ser citada como ponto turístico e cartão postal  das duas cidades. Juazeiro e Petrolina ainda jogam esgotos no rio, não cuidam de suas Ilhas, das suas margens, das suas praias. A revitalização passa pela Ilha do Fogo, pelo estaleiros da antiga companhia, passa por Juazeiro, Petrolina e  Rodeadouro. Temos que cuidar do Rio São Francisco. " O melhor lugar do mundo , é qualquer lugar as margens do Rio São Francisco", disse uma grande artista nas margens do Velho Chico.
 Ilha do Fogo Patrimônio Cultural
"O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo."
 A Ilha do Fogo é a mais importante da Cidade, ela une as duas cidade, ele serve as duas cidade e tem um cunho simbólico, cultural e afetivo. É lá onde mora Nossa Senhora da Rapadura, a Serpente da Ilha,  Mãe D'água descansa a meia noite na hora que o rio dorme e o Nego D'água sempre aparece. Tem uma tradição na prática de esporte, natação, remo, corridas, lutas, peteca, dos que amam a natureza, dos que fazem terapias, dos pescador que preparam as suas redes e também  lugar de brincadeiras de crianças.
O Tenente Coronel James Corlet, no comando, junto com o Coletivo Amigos do Rio, CODEVASF, UNIVASF e as autoridades das duas cidades a Ilha do Fogo vai encontrar o seu caminho sendo alvo de ações, visando a sua preservação. Vamos avançar na nossas politicas públicas compreendendo a relação do homem com a natureza. A Ilha é um direito de todos nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia