quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prefeito Isaac Carvalho anuncia novo aumento salarial aos professores durante jornada pedagógica

Por Anna Monteiro / Seduc
Durante a realização da Jornada Pedagógica 2013,  no Ginásio do Colégio Paulo VI, o prefeito de Juazeiro anunciou o novo aumento salarial para os professores da Rede Municipal de Educação. Com mais 8% de reajuste, o salário-base passará de 1.461,78 para 1.578,72, superando o piso nacional. O índice de reajuste na gestão Isaac carvalho atinge 85, 73%. Em parceria com a APLB Sindicato, será finalizado o novo Estatuto do Magistério e do Plano de Cargos e Salários da categoria. O projeto do reajuste salarial foi assinado pelo prefeito Isaac Carvalho na ocasião e entregue nas mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alcântara Filho, que garantiu que o mesmo será aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Quem esteve  no local, além de vibrar com o anúncio, pôde conferir os novos ônibus e bicicletas escolares expostos na frente do colégio, que estão chegando para atender a zona rural da Rede Municipal de Ensino; receber o quite do professor com bolsa, agenda, calendário escolar e outras ferramentas educacionais; e se confraternizar com os colegas que foram buscar na Jornada um “novo gás” para iniciar o ano letivo de 2013. 
 “Acho esse evento muito importante para que todos da Rede entrem com a mesma energia. Além de nos reencontrarmos, sempre somos surpreendidos com novos projetos e anúncios, então, sem dúvida, aqui encontramos motivos suficientes para recomeçarmos com prazer o nosso trabalho de educar”, afirmou o professor Raimundo Nonato, que muitas vezes já foi premiado pelo excelente desempenho com as turmas multisseriadas da escolar Nossa Senhora Rainha dos Anjos, localizada no distrito de Maniçoba.
Recém-chegado à Rede Municipal, Agnaldo José de Souza, que assumiu efetivamente o cargo de professor na 4ª chamada do concurso público realizada agora em janeiro, gostou de ser recebido com a Jornada e 
aprovou todas as novidades que ouviu.
 “Educação se faz com várias ferramentas, inclusive com amor. Mas, para que possamos contribuir de forma adequada, precisamos ser valorizados, e essa eu já percebi que é uma prática constante da secretaria. Entro para esta equipe com a vontade de dar o melhor de mim e com a responsabilidade grande de saber que a educação de Juazeiro está sendo levada a sério”.

Novidades e anúncios
O secretário Clériston Andrade, durante a primeira etapa do evento, traçou um panorama da educação municipal e fez anúncios importantes aos educadores. De acordo com o titular da pasta, a educação, que foi por muito tempo desprestigiada no Brasil, tem começado a reagir de forma positiva, dando saltos de qualidade em muitos locais onde que é tratada como prioridade, como em Juazeiro, que já atingiu em 2011 as metas previstas para o IDEB de 2015. Para continuar com os avanços, Clériston garante: o foco da Secretaria de Educação e Esportes continuará sendo na aprendizagem e no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Correta; as análises dos dados feitas através dos sistemas de avaliação externos permanecerão norteando as intervenções pedagógicas; o município implantará um programa próprio de correção de fluxo; seguirá investindo na educação integral, contextualizada e inclusiva; solidificará a política de  formação e valorização profissional através da Escola de Formação, Universidade Aberta e Núcleo de Tecnologia; fortalecerá a gestão democrática com uma nova eleição direta para gestores que acontecerá ainda este ano e continuará investindo na melhoria da infraestrutura. 
Na Jornada Pedagógica ainda foram anunciadas novas conquistas como: a dos novos 4 ônibus que chegaram através do convênio com o projeto do MEC “Caminho da Escola”, sendo 2 com acessibilidade, que formarão logo uma frota de 18 nesse semestre e de 44 até o final da gestão; as 200 bicicletas, também do mesmo projeto, mas com o incentivo municipal de 100 unidades; salto de 19 para 30 unidades de ensino que serão climatizadas ainda esse semestre; aquisição de mais lousas interativas; fortalecimento da Rádio Web; inauguração da primeira creche das 18 conquistadas em parceria com o “ProInfância” no dia 26 de fevereiro e de mais 4 até junho; entrega de 5 quadras poliesportivas também até meados do ano, num total de 15 até dezembro e construção de novas escolas.
Na avaliação do prefeito Isaac, a educação de Juazeiro tem grandes motivos para comemorar, mas também ainda possuiu desafios. “Estamos tendo a oportunidade de continuar com um projeto que deu certo e 
mostrou resultados. Então, é permanecer nesse caminho e  contar com a ajuda de todos, inclusive com a dos professores que aqui estão, para que juntos possamos alcançar a tão sonhada educação de qualidade”, ponderou.
Encerramento  o  evento encerrou com a palestra do comunicador social paulista, Felipe de Mello que em seus comentários reconheceu que todos os instrumentos estão sendo oferecidos ao educador para que este possa fazer um bom trabalho aqui em Juazeiro, e com a premiação do “Inovar Gestão” e “Inovar Mestre” que entregou as quantias de R$ 5, 3 e 2  mil para o incremento no Programa de Autonomia Financeira das Escolas (PROAFE) e de R$ 3,2 e 1 mil para os profissionais. 
As aulas das 112 escolas da Rede Municipal de Ensino começam amanhã, dia 06.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia