sábado, 9 de março de 2013

JUAZEIRO DA BAHIA, PRECISA DE UM HUGO CHAVEZ! ( estamos chegando lá? )


Não há ponderações. Nem lógicas para isso. O Presidente Hugo Chavez morre e com ele toda uma Venezuela, as Américas sucumbidas e estropiadas, as áfricas esquecidas e escarniçadas, orientes médios ameaçados, os mundos subterrâneos. Hugo Chavez visionário sonhador e prático, defensor ardoroso das igualdades ,voz relevante dos desamparados, desentetados, descamisados, desassalariados, descomidos ( me ajude, faltam alguns dos DES, ainda? Saudades de você, meu leitor e do blog. ) por acaso ou orgulho próprio. Muito pelo avesso ao contrário povo humilde e América ( Brasil no contexto ) cada vez decadente e maltrapilho. Peitou a todos. Peidou a todos. A todos os ditadores de sua própria casa e a todas as existencialistas imperialistas: americanas, francesas, britânicas, alemães, holandesas, espanholas, ocidentais de nutirão. Principalmente, lógico e claro, o ianquismo estadunidense. 
Como foi possível, leitor amigo de volta,um golpista iniciante em seu próprio país tornar-se o que tornou-se? Líder máximo de uma revolução populista democrática? 
Simples: o golpe foi o maior desfecho das historias das américas, pós revolução cubana. Trouxe à tona um verdadeiro governante de um povo, para um povo, por um povo. A figura extravasou a fronteira de sua nação, e o mundo estonteou. Hugo Chavez estonteou o mundo. Eis a pura verdade. Por uma simples e complexa filosofia sartreana existencialista : 
COMO SER A VENEZUELA UM DOS PAÍSES COM A MAIOR RESERVA E EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO E CONVIVER COM O SEU POVO NA MISÉRIA? FOME, DROGAS, GANGUES, ANALFABETISMO, VIOLÊNCIA, DESEMPREGO E AS MAIS MAIS ARBITRARIEDADES DE VIVÊNCIA DESUMANA? 
Nacionalizou o petróleo e reverteu essa grana, antes extorquida, em prol da nação verdadeira, da libertação do seu povo dizimado, miserável. 
Hugo Chavez virou um mito. Com toda a razão, louvor, estimação, adoração, veneração, comoção. Leitor, cá contigo no travesseiro, vosmecê é contra isso? 
Ditador? Pois, sim. Quisera eu que todos o fossem desse quilate de ouro. 
Leitor, o chamo com saudades de tempos, não sou radical, mas, confesso que adorei quando ele mudou a Constituição. Ah, ahzinho, elazinhas, as leis foram elaboradas, mantidas e executadas de acordo com os mandatários milionários do país, as burguesias e elites, os safados e salafrários, os escrotos empalitozados, com as bênçãos do Nosso Senhor Clã Infernal Americano e Ocidentalista. Puros, da mais alta pureza, satanases terrestres. Parecidíssimo com a do nosso ( ? ) Brasil militarista e a direita reacionária feroz, via, ACM Neto, Aleluia, Gedel, etc. 
Confesso, também, que adorei o histórico discurso na Organização das Nações Unidas ( ONU ) onde, antes tinha havido despalavras do presidente americano Bush, ele me brindou: “O diabo esteve aqui ontem. Ainda sinto o cheiro do enxofre “. Lindas profecias contra o governo ianque que sempre impôs aos países pobres o medo, a aniquilação, o subalternalismo, a porcaria, a sacanagem, a escória. Não dão folga nem na moda, na música, no cinema e na Coca- Cola. 
Fidel Castro , Lula ( volte logo a si , cara ) , Evo Morales, Hugo Chavez, Dilma, são ressuscitamentos heróicos, autênticos, responsáveis, ideológicos e libertários das Américas fedidas, fo..., escravizadas, tempos e tempos. Por americanos e ocidentais. Orientais, como se já não bastasse, chegando no pedaço com seus carros importados e $1,99. 
Evo, Fidel, Lula, Chavez, sustentáculos seguidores dos ideários libertadores de um Sandino, Bolívar, Che Guevara, Mariguella, Lamarca. Viva Hugo Chavez! Sonho com ele ressuscitando em Juazeiro. 
Querido leitor, que me esperou tanto no blog, olhe que estou triste pela dúvida: 
Fidel Castro – câncer 
Hugo Chavez – câncer 
Dilma – câncer 
Lula – câncer 
Os baluartes da nova democracia, ordem mundial e política popular das naçoes emergentes, todos com câncer. Será uma conspiração? Na água, alimentação, atmosfera, pressão atmosférica, familiar, militar nuclear, anti-nacionalista, para tirar os grandes pais dos filhos necessitados? Tira-los do colo do seu povo? Será que será que será? 
Não duvido. Aliás, dos americanos, abestalhado é quem duvidar. Lembra, leitor, que jogaram “ festins “ atômicos e nucleares em Hiroshima e Nagasáki? E fizeram disso, e fazem até hoje, poesia, música, estátuas e heroísmos. 

Ai, ai , ai ai, Helenas 
Chavez se foi, Fidel Castro a poucos 
Evo, Lula, aos sufocos 
Estamos,eu, você e Juazeiro, a duras penas. 

Otoniel Gondim -- Professor, Escritor e Compositor. 
No radiowebjuazeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia