domingo, 11 de agosto de 2013

Mestres do Renascimento

Telas do século XV e XVI, pinceladas pelas mãos de renomados artistas italianos como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Tintoretto, Rafael e Ticiano, vão ficar no Brasil por mais cinco meses. Pinturas como "Cristo abençoado", de Raffaello Sanzio, e "Maddalena", de Ticiano, estão no Centro de São Paulo, no Espaço CCBB. A exposição, aberta ao público até o dia 23 de setembro, tem entrada gratuita.
Com recursos da Lei Rouanet, esta é a maior mostra renascentista exposta no país. São 57 obras-primas marcadas pela revalorização da cultura clássica. Para Marcos Mantoan, diretor do CCBB SP, essa é uma oportunidade única para que o público brasileiro possa ver de perto pinturas dos maiores mestres renascentistas. "Temos muito orgulho de apresentar para a sociedade brasileira um recorte muito especial deste que é considerado o principal movimento artístico da história da arte".

E para que as telas chegassem até aqui, houve um grande trabalho anterior. Foi preciso fazer uma ampla reforma nos quatro andares do prédio. Climatização das salas de acordo com padrões internacionais para atingir a temperatura e umidade adequadas, iluminação, instalação de novas sinalizações e troca de piso foram alguns dos reparos.

Tanto esforço trouxe resultado. Os números refletem a aprovação do público. Só nos primeiros 15 dias, a exposição recebeu mais de 80 mil visitantes. E para conseguir atender à demanda de público, o CCBB montou uma estrutura especial de atendimento no dia 13 de julho: a chamada Virada Renascentista. Foram 30 horas ininterruptas de portas abertas. O CCBB também estendeu o seu horário de funcionamento diário por mais 3 horas, de 7 da manhã às 10 da noite. Nas primeiras três horas, atende a escolas e grupos de estudantes.

"Ações com essa, que promovem a possibilidade de acesso a todos, sem distinção, demonstram a importância da Lei Rouanet para a formação da cidadania dos brasileiros. Sem o incentivo fiscal, milhares de pessoas não teriam a possibilidade de apreciar tão importantes obras de arte", afirma Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, ao visitar a exposição em São Paulo.

A mostra inédita no país, até então, poderá ser vista também pelo público de Brasília a partir do dia 12 de outubro no espaço CCBB DF. Também com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz até o dia 6 de janeiro de 2014.

SERVIÇO

CCBB SP

Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas
13 de julho a 23 de setembro de 2013
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo – SP
Segundas, quartas, quintas e sextas das 10h às 22h
Informações: (11) 3113-3651/3113-3652

CCBB DF

Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas
12 de outubro a 06 de janeiro de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília Brasília
SCES, Trecho 02, Lote 22 – Brasília - DF
De terça à domingo das 09h às 21h
Informações: (61) 3108-7600

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia