sábado, 17 de agosto de 2013

Rede Municipal de Ensino de Juazeiro dá início ao projeto “Direito de Ser Criança”

 Por Anna Monteiro / SEDUC
Está acontecendo nesta sexta-feira (16) em toda a Rede Municipal de Ensino de Juazeiro a detonação do projeto “Direito de Ser Criança”, construído coletivamente pela Secretaria de Educação e Esportes e educadores – durante as formações continuadas – com o objetivo de nortear ações que possibilitem a ampliação dos conhecimentos referentes aos direitos da criança, a garantia do aprendizado e, consequentemente, a elevação dos dados do Sistema de Informação da Educação do Município (SIEM), implantado pela atual gestão.
 A iniciativa tem como ponto de partida o livro da autora Ruth Rocha e prevê o amplo acesso à educação, cultura, saúde, lazer, respeito, liberdade, profissionalização, alimentação, entre outros direitos. De acordo com a Diretora de Ensino Fundamental, Cristine Hermenegildo, é preciso ampliar o diálogo sobre essa seguridade, que é regulada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Declaração dos Direitos da Criança aprovada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela própria Constituição Federal de 1988. “Se essas leis fossem cumpridas integralmente nós não teríamos tantas crianças vivendo em situações de vulnerabilidade. Por isso é importante, sempre que possível, relembrar, chamar a atenção dos pais e da sociedade”, explicou.
 “O direito à Educação, por exemplo, deve assegurar que o aluno, além de frequentar a escola, também aprenda, desenvolva a leitura, a escrita, e o seu lado cognitivo como um todo. Como também representa garantir uma educação inclusiva e igualitária”, acrescentou a formadora da SEDUC, Gerlane Fernandes. Segundo os coordenadores do projeto, a Secretaria de Educação e Esportes e todos os atores que compõem o cenário da Educação Municipal sentiram a necessidade de promover essa maior reflexão sobre o tema, envolvendo os próprios alunos e a comunidade. “A gente espera sensibilizar e desenvolver o pensamento crítico das pessoas, de forma que estas ações do projeto ‘Direito de Ser Criança’ promovam e ampliem o conhecimento, inicialmente, sobre as Leis”, deseja o titular da SEDUC, Clériston Andrade.
 A ação, que iniciou hoje, tem como meta envolver 100% da comunidade escolar até o final do ano, e o trabalho será concretizado através de sequências didáticas por segmento/ano, tendo como ponto de partida o estudo do paradidático da autora Ruth Rocha “Os Direitos das Crianças” – obra que faz parte do acervo do projeto municipal “É hora de Ler”. O primeiro momento realizado nesta sexta-feira tem como objetivo provocar o encantamento, criar expectativas e despertar a curiosidade dos alunos. Na Escola Municipal Guiomar Lustosa, por exemplo, o dia foi de festa, com muitas apresentações dos alunos, palestra e encenação de uma peça feita pelos professores. Depois disso, serão realizadas sequências didáticas interdisciplinares, momentos de socialização, oficinas, uma culminância nas escolas durante o encerramento do período letivo e, por fim, um Seminário de Práticas Exitosas, que apresentará os resultados positivos da experiência.
Na percepção da gestora Valnina Oliveira de Carvalho os educadores estão entusiasmados. “Todos nós contribuímos para a formatação desse projeto e nós esperamos que ele transforme algumas realidades ainda difíceis, como a que vivemos aqui no Quidé”, destacou. Para o Soldado Modesto, que é coordenador da Polícia Comunitária, a iniciativa é muito importante e casa bem com o trabalho de conscientização da garantia de direitos e deveres desenvolvido pela PM. Wanderson Tavares “Será um prazer colaborar e nós esperamos que o projeto chegue aos pais, sociedade e ao maior público possível”, ponderou. Wanderson Tavares, de apenas 10 anos, mostrou que já conhece alguns desses direitos e finalizou dizendo que “as crianças não devem trabalhar, mas sim estudar”. A expectativa da organização é de que ao final do ano todos os alunos tenham essa mesma consciência.
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