domingo, 4 de agosto de 2013

Primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro comemora aniversário e apresenta resultados

 Por Anna Monteiro / SEDUC

A primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro (localizada no bairro São Geraldo) comemorou, na manhã desta sexta-feira (02), seu primeiro aniversário com um ato festivo Apreesntações que reuniu toda a equipe escolar, pais, alunos, representantes da Secretaria de Educação e Esportes e outros membros da comunidade. Para celebrar a data, os estudantes realizaram diversas apresentações, mostrando ao público o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido na escola piloto – considerada um grande marco para a educação do município.

Alunos do 1º ao 5º ano dedicaram aos presentes o que aprenderam nas lições do Ensino Regular e nas aulas de Filosofia, Cultura Afro, Educação Física, Inglês, Artes e Música. Os conhecimentos adquiridos foram expostos através de apresentações de dança, música, coral e até de um jornalzinho intitulado de “Escola da Fama”. Mais do que isso, os alunos provaram que a educação em tempo integral, de fato, auxilia o desenvolvimento físico, intelectual e emocional. “Meu filho sempre gostou de estudar e aqui ele encontrou o local certo para apresentações e desenvolver suas habilidades. Tirei ele de uma escola particular e trouxe para cá por conta das boas referências que tive sobre a educação pública do município. Hoje eu tenho certeza que foi a melhor coisa que fiz por ele e estou bastante satisfeita. Acabei de ter outra filha e, quando chegar a idade correta, quero que ela também estude nessa escola”, afirmou Rosilene Alves dos Santos.
 Bruno Araújo de Moura, de 09 anos, contou como é a sua rotina e falou sobre o carinho que sente pelos professores e pela Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Pereira Paixão. “Nós entramos às 7h30, passamos pelo acolhimento e seguimos para as aulas da manhã. Depois nós almoçamos, tomamos banho e repousamos. No período da tarde acontecem as aulas especiais. Eu prefiro as de Ciências Naturais e Informática”, explicou. Segundo Bruno, Bruno Araújo de Moura“os professores são ótimos e a escola é muito bonita”, diferente da anterior, que era particular. “Eu prefiro estudar aqui e gosto de passar o dia todo na escola porque assim eu aprendo mais”, garantiu.

De acordo com a gestora Ileane Damasceno Imoto, a implantação da unidade piloto do município representa a realização de um sonho de muitos que trabalham com a educação. “Hoje, após um ano de trabalho, nós temos a certeza de que a educação em tempo integral é um grande desafio. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas, com certeza, já marcamos a história de Juazeiro. Nesse dia queremos aproveitar para agradecer ao apoio da nossa equipe, que é muito unida, da secretaria de Educação e Esportes, do prefeito Isaac Carvalho que confiou em nós para desenvolver esse trabalho, dos pais e da comunidade, que está sempre presente nos auxiliando nessa tarefa de educar. Então, o nosso desejo é que essa nova realidade perdure por muitos outros anos”, destacou.
O secretário da pasta, Clériston Andrade, também desejou parabéns à escola e falou sobre o Apresentação de Ginástica Laboraldesejo do prefeito Isaac Carvalho de ampliar o número de unidades do tipo. “Estamos com alguns projetos para o próximo ano, inclusive para a construção de outras Escolas de Tempo Integral”, ressaltou. Para o titular da SEDUC, as visitas à EMTI Iracema Pereira Paixão são sempre revigorantes: “quando vemos o resultado do trabalho que está sendo feito aqui, nós reafirmamos nossa convicção de que a Educação de Juazeiro está no rumo certo”. Presente ao aniversário de um ano da unidade de ensino, a irmã da professora Iracema, Rosa Cristina Pereira Paixão, se emocionou e agradeceu por Juazeiro ter um equipamento educacional como a EMTI do bairro São Geraldo.

E se engana quem imagina que essa escola só serve aos alunos. A instituição de ensino tem uma parceria com a comunidade e oferece aulas de ginástica laboral a pessoas de todas as idades. “Nas segundas, quartas e sextas, às 7h30 da manhã, o professor de Educação Física realiza atividades com um grupo de moradores do bairro, e a nossa intenção é também Mãe Social - Carla Bispooferecer aulas de inglês e informática”, comentou a gestora. Diante de tantos fatos positivos, uma das “Mães Sociais” da escola, Carla Bispo, que acompanha os alunos durante o turno intermediário, falou sobre o prazer de fazer parte da equipe. “Me sinto realizada com a evolução de cada um desses alunos e feliz de trabalhar em um local que desenvolve um trabalho tão diferenciado como esse, porque aqui a gente cuida da educação e da parte afetiva”, relatou. Como em todo aniversário, a manhã festiva terminou com a distribuição de bolo para todos os presentes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia