sábado, 6 de março de 2010

LIVRO NAVEGAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO - APRESENTAÇÃO

Ainda criança, cresci embalada pelo barulho aconchegante dos motores Bolinder's, que movimentavam as barcas, onde viajei com meu pai. Acotumei-me a ouvir as estórias do rio, que, por ele, eram cantadas e contadas, como o amante mais apaixonado do Velho Chico.
Além do amor e encantamento que sempre teve pelo rio, também foi um estudioso profundo da navegação que vivenciou ao longo de sua vida, durante 30 anos de navegador, onde construiu barcas, e também viajou, subindo e descendo nos antigos vapores.
Acredito que todas estas vivências fazem parte da vida de modo tão profundo, que ninguém melhor que ele para contar a história da navegação do Rio São Francisco.
Em 1991, lançou um livro para a comunidade juazeirense, sendo muito grande a receptividade, tanto que se esgotou rapidamente.
Diante do surgimento de novos fatos fez-se necessário a ampliação e atualização desta edição hoje lançada.
Além das história do rio e sua navegação, é essencial a leitura do livro, pois também foram inserido assuntos importantes, como: transposição das águas do São Francisco, inviável ideia do senador Aluísio Alves que desejava beneficiar seu estado natal, Rio Grande do Norte e vizinhos. Também foi abordada a luta pela implantação da hidrovia, bandeira que o senador Waldeck Ornelas levantou e, vem por ela, lutando com muita dedicação e desejo de vê-la transformada em realidade, pois tem certeza de que a hidrovia trará o desenvolvimento do trecho navegável do rio, tendo por âncora a implantação do sistema de transporte intermodal.
É desejo do autor, que a edição seja distribuída, como fonte de informativa e histórica, especialmente nas secretárias de Educação, nos municípios existentes no trecho navegável de Juazeiro e Pirapora, para que as gerações de hoje e as do futuro, fiquem conhecendo como se deu a navegação do Rio da Unidade Nacional, nosso muito querido Velho Chico.
Parabéns, meu pai, por esta grande contribuição cultural para os barranqueiros.
Rosá Ferrari Normanha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia