domingo, 29 de maio de 2011

Navegando no Velho Chico V - Projeto Socioambiental

Rio São Francisco, Portos das Barquinhas Juazeiro da Bahia.
Barca Rios Dos Currais, maio de 2011
A bordo da Barca Rios dos Currais  acontece o Projeto Navegando no Velho Chico, que mostra o  Rio São Francisco como uma Escola Viva a céu aberto em busca de novos caminhos para o Ensino Público, na transformação do cidadão e cidadã, em busca de melhores condições de vida. , onde todos devem aprender e multiplicar o cuidado com o rio.
Na 5ª etapa do Projeto participaram coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
"Todos têm obrigação de cuidar do meio ambiente" disse a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco, Drª Luciana Khoury. Com música, poesia é um linguagem criativa e super divertida foi passada a realidade do rio, das comunidade ribeirinha, os crime cometido contra o rio e a importância do rio na vida dos ribeirinhos, quilombolas, índigenas e pescadores. 

O Projeto Navegando no Velho Chico foi idealizado pela Promotora de Justiça, Drª Luciana Khoury, com parceria da Pastoral da Terra (CPT), IRPAA e da Secretaria de Educação.
Os coordenadores tiveram contato com os impactos ambientais da região e compartilharam conhecimento, que são fundamental para a construção de um mundo melhor. 
A Educação Ambiental é " o processo em que busca despertar a preocupação individual e coletivo para as questões ambientais, garantindo o acesso à informação em linguagens adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e social. Desenvolvendo-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política" (Art. 1º, Lei Federal nº 9795/99)
Os coordenadores das Escolas Municipais viram a realidade das comunidades ribeirinhas e os crimes cometido contra o Rio São Francisco (desmatamento, exploração mineral, construções ilegais, incêndios, lixo, desmatamento e uso irregular de agrotóxicos). O Projeto Navegando no Velho Chico, quer através da viagem de barco, voltadas para sensibilização ambiental, incentivando à preservação, conservação, recuperação e manutenção do meio ambiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia