segunda-feira, 9 de maio de 2011

Carnaiba do Sertão

Antigamente Carnaiba do Sertão era a fazenda Recreio do 1º Prefeito de Juazeiro, Francisco Martins Duarte (26-04-1892 a 21-04-1896). Depois passou a chamar Carnaiba, mas ainda é conhecida por Recreio. Era visitada por Franceses, Portugueses e por vários estrangeiros que vinham atraídos pelo bom clima da região e a procura de curar suas doenças.Fica a uma distancia de 20 km de Juazeiro da Bahia.
Foi o Sr. Pedro Dias em 1927, junto com os Franceses que vieram se curar de doenças e curados construíram a Capela de Santa Teresinha, que é uma Santa Francesa, a imagem veio da Franca que até hoje existe na Capela. Junto com a imagem de N. S. de Santana e N. S. da Conceição, que são imagens lindas e com roupa banhada em ouro. A Capela de Santa Teresinha fica em um alto que tem uma vista privilegiada de todo distrito.
A antiga estação de trem.
Um Cientista baiano, que tinha laboratório em Salvador, levava a flor de caatingueira para curar doenças do fígado e úlcera .
O distrito possui serviço telefônico e de água. Moram nessa localidade muitos artesãos, uns fazem rendas de bilros, outros esculpem carrancas.
 Do solo de Carnaíba extraem-se mármores e pedra calcárias, das quais é retirada a cal muito usada na construção, nos calçamento de ruas. Carnaíba possui fontes de água minerais calcárias indicadas para cura do estômago e dos pulmões. Na pecuária destacam-se o criatório de caprino e ovinos. Pela excelente qualidade de seu clima, Dr. Lênocio Pinto, contruiu um hostital para tratamento de tuberculose, hoje extinto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia