sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aspectos Culturais - Fazenda Sobradinho

 Mitos e lendas da nossa comunidade:
Caipora - É a dona do mato. Segundo os mais velhos ela comanda todos os animais silvestres, e se transforma em qualquer animal. Quando vem o caçador para caçar e a mesma não aceita que ele pegue as caças que ela comanda, a caipora bate nos cachorros e não aceita que eles peguem nada, isso é um sinal de alerta que, quem manda ali é ela.
Lobisomem - É um bicho virado de gente que bate na mãe. A partir dos 13 anos, as noites de sexta-feira durante a quaresma, vira lobo e corre nas comunidades, por cemitérios e nas encruzilhadas, ele não é tão agressivo mas deixa as pessoas amedrontadas.
Mãe D`água
Ela viveu por muito tempo aqui na cachoeira de Sobradinho. Há muitos anos atrás teve uma grande enchente no Rio Salitre e ela desceu nas águas fazendo alguns barulhos como quem estivesse se despedindo das pessoas.

Roda de São Gonsalo
Festas e comemorações 
 O período mais festivo da nossa comunidade são as festas juninas para comemorar os santos de junho: São João, Santo Antonio e São Pedro. No dia 13 de junho comemora-se o dia de Santo Antonio, é o protetor das moças solteiras e para elas arranjarem um marido. No dia 24 de junho comemora-se o dia de São João, é o santo dos casados. No dia 29 de junho comemora-se o dia de São Pedro, o santo protetor das viúvas. As festas juninas são comemoradas com fogueiras, quadrilhas e fogos.  As pessoas também comemoram as rodas de São Gonçalo, é uma festa para pagar uma promessa que fazem ao Santo afim de que lhe seja concebida uma graça, as rodas podem durar um dia inteiro ou mais, com danças e comidas para todos os convidados. Se a pessoa que fez a promessa falecer antes de pagar, a família tem que realizar a festa para que o falecido descanse em paz.
Vasco de Sobradinho
 Esportes e jogos
O esporte mais praticado em nossa comunidade é o futebol de campo, onde as pessoas disputam entre si e em campeonatos, junto a outras comunidades.
 Danças regionais
Aqui as danças folclóricas que mais se destacam são, as quadrilhas e o forró pé de serra.
        Religião 
 A nossa comunidade tem algumas crenças religiosas como: catolicismo, candomblé.
Penitentes 
 É um grupo de pessoas que todos os anos na quaresma se reúnem à noite, vestidos em roupas brancas e com o rosto coberto para não serem reconhecidos. Eles andam pelas estradas rezando, freqüentam casas de orações e cemitérios. Segundo eles, quem entra no grupo tem como obrigação ficar sete anos, se morrer antes de completar o tempo, alguém da família tem que substituí-lo. Aqui em Sobradinho, comemoram-se também os carurus, rodas de São Gonçalo e o piji (festa para caboclos).
PESQUISA: Professora Katiane da Silva Almeira.
Gestora da Escola Maria do Carmo Sá Moreira,
 em parceria  com a comunidade e alunos 
Fazenda Sobradinho - Salitre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia