sábado, 10 de novembro de 2012

Banda de Pífanos - Uauá

A Banda de Pífanos fazendo apresentação no Festival de Arte e Cultura no Centro Cultural João Gilberto.
As Bandas de Pífanos no Contexto Cultural de Uauá BA
A importância de manter viva essa manifestação cultural, nas gerações atuais e futuras
Abordagem Histórica
Como surgiram as bandas de pífanos no contexto cultural uauaense? 
Segundo dados encontrados pela pesquisa local e registros. A bandinha de pífano é uma da mais genuína atividade musicais vigentes no complexo cultural do Nordeste Brasileiro. Somente existe nesta região do 
País. O restante do País não a ignora, pois a famosa Banda de Pífanos de (Caruaru Pernambuco), encarregou-se de divulgar sua melodia por todos os brasis.
 Segundo dado oral em Uauá surgiu à primeira banda de pífano no Distrito de Serra de Canabrava.   Segundo relatos de Jerônimo Ribeiro (1999, p.32). Que em mais ou menos 1926 criou-se na sede, a primeira banda de calumbi, dirigida por Vicente Barbosa da Silva, um grande amigo ,filho querido de Uauá ,responsável pela animação nas alvoradas ,passeata e entregas de ramos nas festas de São João  .
Vicente Barbosa foi sucedido por Dionísio, mais conhecido como Dionisão, que junto a mais três companheiros, entre esses o batedor de caixa vulgarmente conhecido como Tentém, completavam a banda. 
O sucessor de Dionisão, Anízio Francisco de Oliveira, manteve a bandinha até há bem pouco tempo, sendo   citado e elogiado pelo escritor Nelson de Araújo. A sua atuação à frente de calumbi foi a mais longa e eficiente.
Morreu seu Anízio e, com ele a banda da calumbi da sede de Uauá. As que hoje as que animam  o nosso São João vêm do interior ,tendo aprendido com seu Anízio, a arte linda e folclórica, símbolo da nossa cultura . No povoado de São Paulo município de Uauá  há uma banda de pífano mirim, que dará continuidade  a essa manifestação cultural.
Referências:
RIBEIRO, Jerônimo Rodrigues. Uauá, História e Memória. Salvador-Ba: Edições Ianamá, 1999by
 FONTES, Oleone  Coelho. Uauá, Terra dos Vagalumes.Salvador:Formu2001,1996

Banda de Pífanos do Bendegó, Bahia - Projeto do Itaú Cultural

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia