sábado, 13 de abril de 2013

Um olhar reflexivo sobre a problemática da seca no vale do Salitre e as práticas exitosas

Em Goiabeira II, povoado do distrito do Salitre, a 53 Km de Juazeiro, aconteceu um grande encontro. Nove Escolas  saíram em busca de uma melhor condições de vida para a comunidade,   viver com mais dignidade sem preconceito e com uma maior autoestima. A maior luta é pela perenização do Rio Salitre. A luta pela água que fica toda nas barragens e grandes bombas do alto Salitre. O Direito da água primeiro tem que ser do povo e não da irrigação. O Vale do Salitre não só tem agricultura e grandes projetos. O Distrito é formado por gente, com a sua cultura, sua historia. O encontro teve como objetivo: Identificar os problemas sociais e possíveis soluções, sensibilizar o governo a cerca da problemática da seca, valorizar a água como recurso indispensável a vida, a pratica de atividades contraria a poluição, integrar as escolas do baixo, médio e alto Salitre em um só proposito. 

No primeiro momento gestora de 11 Escolas do Vale do Salitre fizeram uma reunião na SEDUC acertando os últimos detalhes e fecharam  várias parcerias: Secretaria de Educação na pessoa do Professor Cleriston Andrade, Secretaria de Saúde, da UAVS, STRJ e do IRPAA.
A concentração dos alunos, professores e comunidade  aconteceu na Escola Antonio Francisco de Oliveira em Goiabeira II. 53 Km de Juazeiro.
Na Escola  Antonio Francisco de Oliveira, Goiabeira II, teve também o momento Cultural: Exposições, painéis  Vídeo, músicas, palestras e lanche. 
 Professores, alunos e comunidade preparando a Caminhada em direção a ponte da Goiabeira no Rio Salitre. Onde vai acontecer uma grande Ato Publico  em defesa da água e da vida e  perenização do Rio Salitre.
O encontro tem como objetivo levar professores, alunos e comunidades a desenvolver a participação cidadã nos movimentos sociais. 
 A tecnologia chegou no Salitre, mas a água não chega e a população faz procissões ao Santo São José em busca da chuva.
As Escolas que participaram: Antonio Francisco de Oliveira, Bernadete Braga, Maria de Sá Nogueira, João Neves de Almeida, Manoel Nunes Amorim, Oscarlinda Tanury, Maria Amelia de Souza Oliveira, Miguel Ângelo de Souza e Passagem do Sargento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia