segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Juca Ferreira assume hoje o Ministério da Cultura

Juca Ferreira inicia hoje (12) a segunda gestão frente ao Ministério da Cultura (MinC). O novo ministro recebe o cargo da ministra interina, Ana Cristina Wanzeler, em solenidade marcada para às 10h30, no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília.

Nos últimos dois anos, Ferreira foi secretário municipal de Cultura de São Paulo. Antes, ocupou o cargo de ministro da Cultura, no período de julho de 2008 a dezembro de 2010.

A solenidade de transmissão de posse é aberta ao público e contará com a presença de artistas, grupos e coletivos culturais, movimentos sociais e representantes de Pontos de Cultura e de vários segmentos da diversidade cultural brasileira. Serão realizadas apresentações culturais dos grupos Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro e Orquestra de Laptops de Brasília. O evento terá transmissão ao vivo pelo portal do MinC. 

À tarde, Juca Ferreira terá uma extensa agenda. Às 15h, em reunião fechada, o ministro conversará com secretários estaduais de Cultura. Às 17h, participará da Roda de Conversa, aberta ao público, que também será transmitida ao vivo pelo portal do Ministério da Cultura e realizada no Teatro Plínio Marcos, em Brasília.

Durante todo o dia, o portal e as redes sociais do Ministério da Cultura darão visibilidade à cobertura colaborativa da solenidade de posse e da roda de conversa, com posts, textos, fotos e vídeos. Será utilizada nas redes sociais a hashtag #VivaCultura.

Os interessados em divulgar a cerimônia de posse podem distribuir o convite por e-mail ou compartilhar via Facebook.

Perfil

Nascido em Salvador (BA), Ferreira atuou na militância estudantil, tendo sido eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em 1968. Não chegou a assumir o cargo, já que a eleição ocorreu no mesmo dia da instituição do AI-5.

Atuou na resistência ao regime militar, o que lhe rendeu nove anos de exílio no Chile, na Suécia e na França. De volta ao Brasil, após a Anistia, trabalhou como assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde desenvolveu diversos projetos ligados à área cultural.

Em 1981, iniciou militância na área ambiental. Em 1988, filiou-se ao Partido Verde (PV). Na década de 90, foi secretário de Meio Ambiente da cidade de Salvador e presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente. 
 Foi eleito duas vezes vereador pela capital baiana, em 1993 e em 2000. Durante a segunda legislatura, em 2003, foi convidado por Gilberto Gil para assumir a Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura, cargo que exerceu por cinco anos e meio. Com a saída de Gil, assumiu o ministério de julho de 2008 até o final do governo do ex-presidente Lula.

Em sua primeira gestão à frente do Ministério da Cultura, Ferreira trabalhou na construção de importantes projetos de lei, como o do Vale-Cultura e do ProCultura, na modernização do direito autoral e na consolidação do Programa Cultura Viva, atualmente Política Nacional de Cultura Viva, que busca fomentar atividades culturais já existentes por meio dos Pontos de Cultura e das manifestações culturais da diversidade brasileira.

Ferreira substitui a paraense Ana Cristina Wanzeler, que assumiu o Ministério da Cultura interinamente após a saída da ex-ministra Marta Suplicy, em novembro de 2014.

Serviço
Solenidade de transmissão de cargo de ministro da Cultura para Juca Ferreira
12 de janeiro, às 10h30
Local: Teatro Funarte Plínio Marcos - Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília (DF).

Roda de conversa
12 de janeiro, às 17h
Local: Teatro Funarte Plínio Marcos - Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília (DF).


Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Cultura 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia