segunda-feira, 17 de maio de 2010

O NEGO D'ÁGUA

Para alguns ribeirinho, moradores ao longo da carreira isto é, de Juazeiro à Pirapora - Minas Gerais, o Nego D'água mora no Rio São Francisco, trecho navegável de Juazeiro a Pirapora, e muitos dizem que é um negro com pés de nadadeiras.
Para alguns ele é meio homem e meio lontra. É conhecido também como o compadre das águas. O Nego D'água vive nas águas e tem seu reino no fundo do rio, e para muitos ribeirinho ele é um neguinho bonito, apaixonado por moças de coxas grossas e bonitas. Se ele as encontram desprevenidas. arrasta-as para o seu reino no fundo do rio; quanto aos homens, se não ouvem seus apelos, não lhe oferecerem fumo, cachimbo e cigarros, ele os levará para os seus domínios para torna-los escravos.


Nego D'água é alegre. Gosta de fazer batuques nas proas e popa das embarcações, nas coxias das barcas e deques dos vapores, e tem o poder de naufragar vapores, barcos, paquetes, canoas e lanchas.
Responda-me: Você já viu o Nego D'água ? Se ele não levar você para o fundo do rio, acredite você vai ser muito feliz. Ver um Nego D'água é sinal de boa sorte.
Muita Sorte.

LIVRO: Lendas e Mitos do Rio São Francisco
AUTORA: Maria Izabel Muniz Figueiredo ( Bebela )
Juazeiro - Bahia 2003

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia