sábado, 12 de junho de 2010

POSSE DOS DIRETORES - AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIAL DE JUAZEIRO

O Prefeito Issac Carvalho, o Secretário de Educação de Juazeiro Plínio Amorim, o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, o Deputado Pedro Alcântara e sua Esposa a Vice - Prefeita Maria Gorete e as Novas Diretoras e Vices das Escolas Municipais de Juazeiro.
"Todos os regimes - desde os mais mecânicos e menos humanos dependem da educação. Mas a democracia depende de se fazer do filho do homem - graças ao seu incomparável poder de aprendizagem - não um bicho ensinado, mas um homem. Assim, embora todos os regimes dependem da educação, a democracia depende da mais difícil das educações e da maior quantidade de educação. Há educação e educação. Há educação que é treino, que é domestificação. E há educação que é a formação do homem livre e sadio. Há educação para alguns, há educação para muitos e há educação para todos.


A democracia é o regime da mais difícil das educações, a educação pelo qual o homem, todos os homem e todas as mulheres aprendem a ser livres, bons e capazes . Nesse regime, pois, a educação, faz-se o processo mesmo de sua relização. Nascemos desiguais e nascemos ignorantes. isto é, escravos.


A educação faz-nos livres pelo conhecimento e pelo saber e iguais capacidade de desenvolver ao máximo os nossos poderes inatos. A justiça social, por excelência, da democracia consiste nessa conquista da igualdade de oportunidades pela educação. Democracia é, literalmente educação. "



ORIGEM: Autonomia para a Educação - Anísio Teixeira.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia