sábado, 27 de agosto de 2011

Educação Cordel e Cultura



A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através das Secretarias de Educação e Secretaria de Cultura promove de 24 a 27 de agosto durante a Semana do Folclore de Juazeiro na programação o I Encontro de Cordel e Educação no Centro de Cultura João Gilberto. O encontro é o encerramento de oficinas de cordel com professores de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município. Projeto premiado pelo MINC – no Edital Mais Cultura de Literatura de Cordel – Patativa do Assaré - Categoria de Formações Existentes – proposto pelo Cordelista e Cantador Maviael Melo, que desde 2009 realiza junto à rede municipal de ensino formação de cordel com professores, utilizando o cordel como ferramenta pedagógica. 
Com a participação de mais de 100 professores da rede municipal de ensino, o projeto resultou em uma publicação de um livreto de cordel produzido pelos professores nas oficinas que aconteceram de abril a julho desse ano, abordando temas diversos, Meio Ambiente, Sexualidade, Política, Educação, entre outros. 


“COMPANHEIRA FIEL DE TODA HORA, 
ELA É SEMPRE AO HOMEM DEDICADA 
SABE AMAR COM ENORME DESVELO, 
MUITAS VEZES, ATÉ SEM SER AMADA 
NÃO CONSIGO PORTANTO COMPREENDER 
COMO PODE ESTE SER, SER MALTRATADA 


COMO POSSO, PORTANTO, EU BATER 
EM ALGUEM, DE CUJO INTERIOR EU VIM 
A PESSOA QUE MESMO A CONTRAGOSTO 
PARA ME COMPLETAR, ELA DIZ SIM. 
SE MALTRATO ESTA MINHA COMPANHEIRA 
COM CERTEZA, MEU DEUS, EU BATO EM MIM.” 


*Trecho do cordel dos professores abordando o tema violência contra a mulher 
O encontro é voltado para professores e alunos da rede pública, nos dias 24 e 25 com palestras sobre Educação, Cordel e Cultura e a utilização do Cordel em Sala de Aula, com a participação de poetas como Chico Pedrosa, Repentistas e ainda os Cantadores Celo Costa, João Sereno, Verlando Gomes, Maviael Melo e o grande Raimundo Sodré que fará uma participação especial no dia 27, na arena do Centro de Cultura João Gilberto, onde na ocasião ocorrerá o lançamento do Livreto de Cordel dos Professores numa cantoria de encerramento, aberta a toda população. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia