quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ILHA DO FOGO , JUAZEIRO HELP - Luiz Galvão

 No meio das águas doces do Rio São Francisco, que antes da ponte, molhavam os pés de Juazeiro e Petrolina, Bahia e Pernambuco, e os vapores e barcos navegavam, a Ilha do Fogo que não queimava, mas animava os corações cravos e rosas das duas terras, irmãs e times do futebol vida, transformando dores em sorrisos e botando lenha na fogueira que ia além de São João cumpria a tarefa vida inteira.
 Eu nunca me afoitei atravessar o rio para ir a nado de Juazeiro a Petrolina, só me arriscava ao percurso Juazeiro/Ilha. Demorei a comer peixe, por dois motivos: O primeiro por admirar a infância piaba, e o outro para obedecer a lei católica de não comer carne na Semana Santa, que era imposta por minha mãe, Dona Helena. Por isso mastiguei naqueles dias, de quarta a Sábado, o importado bacalhau e o nativo surubim.
Não sei se eu gostava mais de olhar do cais para Ilha do Fogo, ou se vê-la de perto pisando na sua areia, mas depois que construíram a ponte, e jardinaram a ilha eu me encanto indo até lá, e passo horas saboreando com os olhos e o coração.

A ilha é um cartão postal que visualizo de olhos abertos ou fechados. E a amo estando aqui em Salvador, mas ao vivo e a cores é melhor até que sorvete de cupuaçu, mel de abelha e chocolate.

O sol ardente ali fica “Light A lua serena que chega cantar como nós namorados em serenatas nas calçadas das nossas namoradas, nos bons tempos em que as fazíamos. As estrelas chegavam a escrever poesia, sem exagero, pergunte a Alsus, pai de pai de Ivete Sangallo, João Gilberto, ou a Valter Santos (que em Juazeiro era Sousa.)

A Ilha do Fogo é do povo, nunca queimou, mas o Exercito está querendo meter a mão grande num patrimônio cultural, e amor dos juazeirenses, mas eu aconselho que o nosso brioso defensor da pátria, continue honrado, e deixe em paz a ilha do nosso amor.

Homens, mulheres, adultos, jovens e crianças, vamos nos dar as mãos e em passeata pacífica, apelarmos para os homens de boa vontade,que existem também no Poder Público, e pedirmos a Deus que mantenha a Ilha do Fogo como a nossa Flor número um e a estrela que nos ilumina aqui da terra.
Luiz Galvão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia