terça-feira, 29 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO

A primeira escola do município foi criada pelo Decreto de 16 de junho de 1832 e foi regida pelo professor leigo Manuel de Melo Afonso.
Em 1853, Juazeiro ganhou a segunda escola pública, que foi regida pela professora leiga, Hermelinda Custódio de Lima.
No ano de 1865 estas duas escolas pública passaram a ser regidas pelos primeiros professores formados que Juazeiro teve: Francisco do Nascimento e Rosalina Matos do Nascimento (marido e mulher).
O primeiro grupo escolar foi construído pelo dinâmico INTENDENTE MUNICIPAL Aprígio Duarte Filho, na Praça Barão do Rio Branco, inaugurado no dia 31 de dezembro de 1923. Mais tarde, foi demolido e em seu local construíram o atual prêdio dos Correios e Telegráfos.
Neste ano de 1986, temos em Juazeiro: 65 Grupos Escolares, que atendem alunos do nível I do 1º Grau, sendo 41 Grupos Escolares na sede do município e 24 Grupos no interior.
Em 1985, mais de 20.000 crianças foram atendidas nestes 65 Grupos.
Além dos Grupos Escolares, existem os colégios que atendem, primeiro grau completo. São eles:
COLÉGIO ESTADUAL RUY BARBOSA, Inaugurado em 1953, nesse ano era governador do Estado da Bahia, Regis Pacheco; Prefeito de Juazeiro, Edson Ribeiro. O primeiro diretor deste colégio foi o Prof. Agostinho José Muniz.
Mantém os cursos; Nível II do 1º Grau; do 2º Grau; Auxiliar de Patologia Clínica e Auxiliar de Escritório. Funciona 3 turnos.
COLÉGIO ESTADUAL LOMANTO JÚNIOR - Inaugurado em 1969, mantém os seguintes cursos: nível II do 2º Grau: Auxiliar de Emfermagem e Contabilidade. Funciona em 3 turnos.
ESCOLA POLIVALENTES AMÉRICO TANURI - Inaugurado em 1974. Cursos: 1º Grau Maior . Funciona em 3 turnos.
COLÉGIO MUNICIPAL PAULO VI - Inaugurado em 1967. Cursos: 1º Grau Completo, 2º Grau: Assistente de Administração. Funciona 3 turnos.
COLÉGIO DR. EDSON RIBEIRO - Inaugurado em 1945. Mantém os seguintes cursos: 1º Grau Completo; 2º Grau:
Magistério, Análise Química, Contabilidade, Funciona em 3 turnos, Pioneiro na Educação Secundária.
ESCOLA NORMAL ESTADUAL EDVALDO BOAVENTURA - Inaugurado em 06 de abril de 1984. Mantém só o Curso de Magistério. Funciona em um turno.
ESCOLA AGROTÉCNICA DE JUAZEIRO - Inaugurada em 1980. Cursos: Técnico Agropecuária. Funciona em 2 turnos.
ESCOLA DO 1º GRAU ANTONÍLIO DA FRANCA CARDOSO - Inaugurada em 1984. Cursos: 1º grau completo. funciona em 2 turnos.
GRUPO ESCOLAR ALFREDO VIANA - Curso: 1º grau completo. Funciona em 3 turnos.
GRUPO ESCOLAR ROTARY CLUBE - Curso: 1º grau completo. Funciona em 3 turnos.
FACULDADE DE AGRONOMIA DO MÉDIO SÃO FRANCISCO - Fundada em 12 de dezembro de 1960. o 1º vestibular foi realizado em janeiro de 1962 e a primeira turma de Agrônomos diplomou-se em 1965. No seu primeiro ano de atividades, funcionou no prédio da Sociedade Beneficientes dos Artífices Juazeirense. No ano seguintes (1963), ocupou as instalações do antigo Aprendizados Agrícola, no Bairro do São Geraldo.
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JUAZEIRO - Criada em 1976 e reinauguradas em 7 de março de 1985, mantém os seguintes Cursos: Especialização para o !º e 2º Graus e Educação para Adultos, Funciona dois turmos.
LIVRO JUAZEIRO BAHIA - Maria Franca Pires (1988)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia