quinta-feira, 6 de maio de 2010

SAUL ROSAS - PERSONALIDADE

Saul Cariolando Rosas, cidadão de estatura média, juazeirense, nascido em 31 de maio de 1896, cuja privilegiada memória e perfeita lucidez fazem dos seus 88 anos uma valiosa reserva viva da história de sua terra. um personagem que é um especial património da cidade.
Saul Rosas herdou do seu pai a profissão de maceneiro, a qual dominou nos moldes de um artista completo. Da época foram seus colegas de "serra e formão" os seus amigos Cecílio Matos e Edigar Bandeira. com quem ornamentou os primeiros carros alegóricos dos carnavais de Juazeiro, à época puxados a cavalo.
Foi o fundador da Sociedade dos Artífices Juazeirense; fundador presidente dos sindicatos da construção Civil, dos Metalúgicos e Fluviais. Fundou o jornal humorístico " O Cutelo", juntamente com Joaquim Diamantino, que depois de adulto resolveu ser Padre.
Com o professor Agostinho Muniz e o Dr. Edson Ribeiro, fundou o jornal " O Trabalho" em 1930. Jornal que segundo ele, por desavisadamente criticar o governo, foi por sinal "empastelado".


Apesar de haver sido eleito primeiro suplente de Deputado, o Sr. Saul já não tem muito entusiasmo por política, mesmo tendo nascido com a vocação de liderar. Quando seus amigos ou visitantes, principalmente, tocam no assunto, prefere mostrar uma máquina de madeira, uma espécie de torno, com transmissão, copiado em 1902, pelo seu pai, de uma revista " A Exportadora Americana", construida com todos os detalhes e que a época serviu para tornear peças de móveis confeccionados para as família mais ilustres de Juazeiro.
FONTE: Revista juazeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia