terça-feira, 21 de setembro de 2010

TENDA DOS MILAGRES - JORGE AMADO

Tenda dos Milagres é um romance do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1969. Esta obra serviu de base, ainda para adaptações, no cinema e na televisão, além de merecer traduções em alemão, árabe, búlgaro, espanhol, finlandês, francês, húngaro, inglês, italiano, russo e turco.
A ação se passa na Tenda dos Milagres, que era a gráfica de Lídio Corró no Pelourinho, na capital da Bahia, Salvador, terra povoada por afro-descendentes, maioria da população local, e fadada ao preconceito mas aguerrida na conquista individual de seu espaço na sociedade. Esse local também servia para encontros de pessoas do candomblé e capoeira de Angola.
O candomblé constitui-se em pano de fundo e Pedro Archanjo é o herói mestiço dessa história, mulato com algum estudo, protegido pelo professor da Faculdade de Medicina Silva Virajá.
Muitas das personagens de Amado foram baseadas em pessoas reais - quando não as inseriu com os próprio nomes em suas obras. O rábula João Romão foi baseado em Cosme de Farias - um célebre defensor dos pobres em Salvador, o professor Silva Virajá era o médico também célebre Pirajá da Silva.
Até a personagem principal, Pedro Archanjo, era inspirado numa pessoa real, um negro chamado Manuel Querino. Como no livro de Jorge Amado, Manuel Querino se notabilizou por escrever vários livros de caráter antropológicos e étnicos, como por exemplo um acerca da culinária baiana e, considerado muito importante, outro que traçava a genealogia da elite branca de Salvador, mostrando a sua miscigenação com a raça negra.
O adversário intelectual de Pedro Arcanjo é Nilo Argolo, provavelmente inspirado na figura do médico e antropólogo brasileiro Nina Rodrigues que ficou conhecido por suas idéias carregadas de preconceitos advindas das teorias de Lombroso e outros.
O cineasta Nelson Pereira dos Santos realizou, em 1977, o filme Tenda dos Milagres.
Tenda dos Milagres já foi um título de uma minissérie apresentada pela Rede Globo.

FONTE: Wikepédia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia