quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CANUDOS É CONTADO EM QUADRINHOS

Quadrinhos vindo da Bahia despertam interesse pela história.
O cenário independente de publicações acaba de ganhar uma interessante contribuição.
Ela vem de forma de uma revista de história recheada de quadrinhos, e tem como tema e título
A Guerra de Canudos.
A obra, do artista plástico baiano Parlim foi lançado mês passado, em Juazeiro Bahia, e tem como objetivo descrever os eventos que conspiraram para um dos maiores massacres da história do Brasil, adaptando-os para o tipo de linguagem visual que diz mais às crianças.
Trabalho semelhante fora lançado em livro, alguns anos atrás, sobre fatos históricos como a Revolução Cubana e personagens como Chê Guevara e Karl Marx.
A revista é o resultado de um ano de trabalho e tem como base o clássico Os Sertões de Euclides da Cunha. O autor espera que A Guerra de Canudos funcione como estímulo para que jovens leiam a versão detalhada dos incidentes, como a contada no clássico livro de Euclides. Esse tipo de despretensão faz de A Guerra de Canudos um trabalho eficiente. ficando entre cordel e história em quadrinhos.
O trabalho dá uma boa ideia do que o líder António Conselheiros, e Canudos, significaram, servindo bem à intenção do autor. Em Juazeiro, o trabalho está sendo distribuído de forma independente. O autor pretende vender seus trabalho em tiras, para jornais.
Kleber Mendonça Filho






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia