domingo, 3 de junho de 2012

3º Bispo de Juazeiro - Atual

Dom José Geraldo da Cruz nasceu em Muriaé - MG, no dia 8 de agosto de 1941, filho de Genarino Vieira da Cruz e Francisca de Souza Cruz. Fez seus estudos primários em Sereno e Santana de Cataguases; cursou o segundo grau no Seminário dos Padres Agostiniano da Assunção em Eugenópolis, diocese de Leopoldina (MG).
Em 1954, aos 13 anos de idade, entrou no Seminário de Nossa Senhora de Lurdes, dos Assuncionistas, em Eugenópolis (MG), onde permaneceu até janeiro de 1960. Data em que foi enviado ao Chile, a LOs Andes, para fazer o Noviciado. Em 1961, depois da profissão religiosa, ingressou no curso de Humanidade e Filosofia, em Santiago do Chile (El Golf); concluiu a filosofia e fez o 1º ano de Teologia e Universidade Católica de Chile.
Em 1966, voltou ao Brasil para concluir o curso de Teologia no recém criado Instituto de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, por Com Serafim Fernandes de Araujo, acompanhado por Dom Artur Hortuis, A.A., na Igreja do Horto. Celebrou a primeira missa na sua terra natal, Muriaé, no dia4 de maio, na par´quia de Nossa Senhora Conceição.
Foi Administrador Paroquial de Eugenópolis, Vieiras, Patrocínio do Muriaé (MG), e Lages do Muruiaé (RJ). Foi, também, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal para os Religiosos e as Religiosas da Diocese de Leopoldina. Eleito Superior Regional dos Agostinianos da Assunção da Região do Rio de Janeiro, exerceu o cargo por dois mandatos, de 1978 a 1986. Em 1987, no Capítulo Geral, foi eleito Assistente Geral de Congregação, especial responsável pela América Latina, passando, então, a residir em Roma. Em 1993 foi reeleito Assistente e Vig´rio Geral da Congregação, exercendo o cargo até 1999.
Regressando ao Brasil, em junho de 1999, foi indicado e nomeado como 1º Provincial da recém criada Província Assuncionista do Brasil. No final de 2002, foi novamente nomeado Provincial, e exerceu o cargo até sua nomeação, no dia 04 de junho de 2003, como Bispo de Juazeiro.
FONTE: Portal da Diocese de Juazeiro BA
TEXTO: SEDICA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia