quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O QUE É UMA PIPA


A pipa é o objeto que criado a partir do momento que o homem desejou voar. Através dos tempos, esta foi a maneira que muitos encontraram para se imaginar voando. Desse anseio nasceu o avião, e foi a pipa sem dúvida, que forneceu todos os elementos físico para que o sonho de Santos Dumont, e de tantos outros, se tornasse realidade.

A pipa, dependendo de sua utilização, pode receber vários adjetivos um brinquedo, passatempo, descaso mental ou terapia. Quando confeccionada ou usada por crianças ou adultos sem uma função específica; pode ser considerada um esporte desde que, regulamentado seu uso, tenha como finalidade uma competição; tona-se um instrumento se for usada para a pesca, meteorologia, fotografias aéreas ou uso militar; também é uma expressiva forma de arte. A pipa pode ser considerada arma, instrumento, engenho, aparelho etc. Sua utilização é muito extensa, mas certamente ela é um objeto cultural, com função cultural.

Como outras brincadeiras populares, ela tende a desaparecer dando lugar a brinquedos eletrônicos, que nada acrescentam à formação intelectual de nossas crianças. Cabe a nós difundi-la, fazê-la reviver, ensinar suas técnicas e seus segredos às gerações futuras, eliminando assim a formação de crianças robotizadas.
FONTE: Brincando com Pipas -Silvo voce
Global Editora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia