sábado, 31 de outubro de 2009

" O POUCO COM DEUS É MUITO / O MUITO SEM DEUS É POUCO "

A lembrança de Maria Franca Pires é um sentimento necessário a Juazeiro. Um certo sentido de retornar à vida as reminiscências de uma cidade que se confortava nas preces das festas religiosas - " O pouco com Deus é muito / O muito sem Deus é pouco " - na fantástica imaginação de criar casos de bondade e maldade, na labuta menos incertas...
Maria foi professora. Também uma espécie de historiadora movida a paixão. Por ela, Juazeiro guardou história e mais estória. Nem tanto nos sóbrios registros factuais dos documentos. Mas, fundamental, na vivacidade do que vai " na cabeça... que não foi registrada em livro nenhum mas aconteceu ", como disse a O BERRO D'ÁGUA.

Sua dedicação em compilar vasta memória de populares passou a ganhar, em outubro de 87, outro destino que não seus arquivo: editadas pelo artista plástico PARLIM, as lendas que correm por essas margens ganharam público " Lendas do Velho Chico ". Mais tarde pouco antes de sua morte em 1988 atráves do mesmo editor, é lançado " Juazeiro - Bahia ", contendo informações básicas sobre o município.
Agora, novamente pelas mãos de PARLIM, mais um trabalho de Maria transformou-se em livro, este " Você acredita em assombração ? ", ante a profusão com que apareciam nos diversos pontos da cidade, segundo a professora em entrevista a O BERRO D'ÁGUA. (nº9).
Nos seus arquivos ainda há muita a contar da cidade.
TEXTO: O Berro d'Água Editora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia