sábado, 31 de outubro de 2009

" PEDAÇOS DE UMA JUAZEIRO TRANQUILA "

Do precioso arquivo de Maria Franca Pires, todo ele relacionado com a história e as estórias de Juazeiro, fruto de suas minuciosas pesquisas, pois dedicou grande parte de sua existência ao estudo desta terra, já foram publicado dois livros: " Lendas do Velho Chico " e " Juazeiro - Bahia ".Tinha ela pressa em publicar o terceiro livro que registra as assombração conhecidas dos nossos antepassados e que, na sua infância e juventude, ouvira muitas vezes contadas pelos "mais velhos". Concluira-o quase às vésperas de sua morte, mas como pessoa determinada, expressou o desejo de que a apresentação fosse feita por mim e Gidete Lino de Carvalho. É um livro simples, porém toca fundo no coração dos juazeirense. Revive lembranças criadas pela fantasia de nossa gente.
Há em cada capítulo pedaços de uma Juazeiro tranquila, onde ainda aparecem visagens, retratos ingênuos de personagens misteriosas cruzando ruas desertas, apavorando os medrosos e até mesmo pagando promessas a Nossa Senhora das Grotas.
Sua leitura é interessante e oferece motivo de estudo para nossa cultura popular. Traz para o presente reminiscências do passado carregadas de surpresas - Vapor Fantasma, Mulher de Sete Metros, Guarda Fantasma, Procissão e Defuntos e tantas outras...
Maria Pires, seu desejo se realizou. A assombração tormou-se realidade. O livro está impresso e é por certo, homenagem póstuma prestada a você, que sempre procurou manter viva a memória desta terra querida por muitos, preservada e divulgada por poucos. Seu trabalho de pesquisa cuidadosa é sem dúvida um documentário valioso para quantos queiram conhecer melhor esta terra. Os três livros já publicados são uma pequena amostra do tesouro que você colecionou e que se encontra guardado nos apontamentos, entrevistas, recortes de jornais, revistas, fotografias, objetos, almanaques, fitas gravadas.
Por tudo isto, Maria, você não é lenda nem assombração, mas é "lembrança infinita de alguém que partiu mas que ficou " para sempre em juazeiro.
TEXTO: Profª Maria Lurdes Duarte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia